Diretor Regional da Educação destaca importância da iniciativa ‘Alista-te por um dia’

0
11
DR

O Diretor Regional da Educação destacou hoje, em Ponta Delgada, o papel que , ao longo do tempo, nas suas múltiplas vertentes, as Forças Armadas desempenham na promoção da cidadania.

Rodrigo Reis, que falava à margem da iniciativa ‘Alista-te por um dia’, coordenada pelo Comando Operacional dos Açores, salientou a importância da envolvência e da colaboração das escolas, neste projeto de âmbito nacional.

O programa ‘Alista-te por um dia’, que hoje foi dirigido aos alunos do 4.º ano da Escola Básica Integrada Canto da Maia, visa promover a imagem de umas Forças Armadas credíveis, mais próximas dos cidadãos e mais abertas à sociedade.

Procura-se, desta forma, promover o exercício de uma cidadania ativa e responsável, através da divulgação da missão e dos valores das Forças Armadas junto dos jovens, aumentar a base de recrutamento de jovens para as fileiras dos vários Ramos das Forças Armadas, melhorar a imagem das Forças Armadas enquanto instituição, e dos seus militares, junto da sociedade.

Potenciando parcerias e relações institucionais com entidades públicas e privadas que contribuam para a eficiência do cumprimento das Forças Armadas, foi estabelecido, em julho de 2019, um protocolo entre a Secretaria Regional da Educação e Cultura e o Comando Operacional dos Açores do Estado-Maior General das Forças Armadas, que definiu um plano de visitas de diversas unidades orgânicas do sistema educativo regional às unidades militares dos três Ramos das Forças Armadas sediadas no arquipélago.

A iniciativa é dirigida aos alunos do 4.º ano, de forma a que tomem o devido conhecimento dos valores da instituição militar e da cidadania, conhecendo, de forma dinâmica e apelativa, as atividades mais representativas das Forças Armadas Portuguesas, inserindo-se na Linha de Ação da Diretiva Estratégica do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) para os anos 2018/2021.

Posteriormente, será estabelecido um plano de palestras a ministrar pelo Comando Operacional dos Açores do Estado-Maior General das Forças Armadas nas escolas com ensino secundário, visando promover nos jovens o exercício de uma cidadania ativa e responsável.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO