Diretor Regional da Saúde apela à vacinação das crianças à covid-19

0
37
blank

O Diretor Regional da Saúde apelou hoje aos pais para que vacinem as suas crianças contra a Covid-19.

No final de um encontro em Angra do Heroísmo, com responsáveis pela vacinação pediátrica que decorre nos Açores a partir de amanhã, quarta-feira, Berto Cabral argumentou ser necessário “proteger os próprios, as suas famílias e as comunidades”.

“Temos conseguido na Região, nas faixas etárias acima, entre os 12 e os 15 anos, elevadíssima taxa vacinal e neste momento a Região Autónoma dos Açores já tem mais de nove mil crianças com a vacinação completa, entre os 12 e os 15 anos”, referiu o Diretor Regional da Saúde, defendendo que “importa agora permitir que nas faixas etárias mais jovens o processo também seja um sucesso e que a maioria das crianças fique vacinada”.

“Sabemos que há muitos argumentos de que as crianças são as que menos sofrem com esta pandemia e de facto há menos casos graves nas idades pediátricas”, referiu Berto Cabral, “mas a verdade é que também para proteção dos próprios, para proteção das famílias e das comunidades, para também se reduzirem tempos de ausência da escola por serem contactos de outros, há todo um conjunto de vantagens associadas ao processo de vacinação”, reiterou.

“Aproveito este momento para reforçar, apelar, sensibilizar os pais para que vacinem as suas crianças contra a Covid-19”, frisou.

O Diretor Regional da Saúde confirmou a chegada das vacinas pediátricas à Região esta segunda-feira e disse estar pronto a implementar o processo de vacinação em todas as ilhas, arrancando na próxima quarta-feira em São Miguel. A Terceira começa a vacinar a partir da quinta-feira, prevendo-se que na maioria das ilhas o início do processo aconteça também esta semana.

Berto Cabral recordou que nesta altura os profissionais de saúde dos Açores labutam em diversas frentes em todo o arquipélago, desde os cuidados normais de saúde até à pandemia, facto “que poderá fazer com que o processo não seja idêntico em todas as ilhas”.