Diretor Regional das Comunidades participa no 50.º aniversário da Fundação Faialense, nos EUA

0
25
DR

O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, participa sábado, 27 de abril, nas comemorações do 50.º aniversário da Fundação Faialense, no estado norte-americano de Massachusetts.

A Fundação Faialense foi criada em 1969 por um grupo de emigrantes oriundos da ilha do Faial com a finalidade de atribuir bolsas de estudo a estudantes com bom aproveitamento académico, mas com dificuldades financeiras para prosseguir os seus estudos universitários.

Idealizado pelo Padre Manuel Garcia, um ano após a sua fundação já contava com diversas delegações nos Estados de Massachusetts e Rhode Island, conseguindo, em 1973, alargar a sua ação à Califórnia.

Durante cinco décadas de atividade, a Fundação Faialense, que foi agraciada em 2013, nas comemorações do Dia da Região, com a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico, já concedeu cerca de 400 bolsas a jovens do Faial e filhos de emigrantes faialenses residentes nos Estados Unidos da América.

Ainda no sábado, Paulo Teves visita a Discovery Language Academy, em New Bedford, que ensina a língua portuguesa em vários níveis e também leciona inglês para adultos.

Fundada em 1920, ao longo dos anos foi mudando de designação e de localização dentro da cidade de New Bedford, onde reside uma considerável comunidade açoriana, tendo, em 2016, adotado o nome atual.

Esta escola tem como missão criar oportunidades de ensino da língua e da cultura portuguesa, bem como da língua inglesa, à comunidade portuguesa residente naquela área de Massachusetts, bem como cooperar com o meio associativo e empresarial de origem portuguesa.

A 28 de abril, o Diretor Regional participa no Festival de Gastronomia e Folclore Português organizado pelo comité das celebrações do Dia de Portugal em Rhode Island, que conta com a participação de diversas associações e grupos folclóricos deste Estado norte-americano, representando diversas regiões de Portugal.

Este evento decorrerá no Centro Comunitário Amigos da Terceira, na cidade de Pawtucket, instituição parceira da Direção Regional das Comunidades que tem desenvolvido um conjunto de iniciativas de preservação e divulgação da identidade açoriana no Estado de Rhode Island.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO