Editorial

0
20

Começou oficialmente a campanha eleitoral. Desde o dia 1 de outubro que vemos as diferentes forças partidárias a palmilhar as ruas da nossa ilha, correndo as freguesias, procurando ouvir o povo e os seus anseios.
Os comícios também já aconteceram e, com mais ou menos, apoiantes, lá foram enchendo os salões do Faial.
Esta semana e com o repescado feriado do 5 de outubro no calendário, convém recordar a implantação da República no nosso País e pensar se queremos assim continuar…
A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 de outubro e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910, que destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.
O jornal O Mundo, na sua edição de 5 de outubro de 1910 dizia “Proclamada por importantes forças do exército, por toda a armada e auxiliada pelo concurso popular, a República tem hoje o seu primeiro dia de História. A marcha dos acontecimentos, até à hora em que escrevemos, permite alimentar toda a esperança de um definido triunfo. […] Não se faz ideia do entusiasmo que corre na cidade. O povo está verdadeiramente louco de satisfação. Pode dizer-se que toda a população de Lisboa está na rua vitoriando a república. “
Que se vivam momentos de euforia como estes por muitos e longos anos.
Por cá, a segunda edição do Azores Triangle Adventure é motivo de regozijo. Uma prova de 3 dias, 3 ilhas e quase 1 centena de atletas. Parece-nos que… veio mesmo para ficar! Vamos apoiar estas iniciativas. Vamos todos aplaudir os corajosos que durante três dias percorrerão os trilhos do Faial, Pico e São Jorge a correr.
Uma boa notícia ainda a fecha a nossa edição: os CTT estão a garantir a distribuição da correspondência na nossa ilha. Depois de termos recebido queixas de que isso não estava a acontecer e de que, existiam freguesias, que só recebiam o carteiro de 2 em 2 dias, é bom ver que está sanada a situação.

Maria José Silva
[email protected]

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO