Eleições Presidenciais – José Decq Mota é o mandatário da candidatura de Edgar Silva nos Açores

0
8

O antigo vereador da CDU, atual deputado da Assembleia Municipal na Câmara Municipal da Horta (CMH) e membro do Conselho Regional do PCP, José Decq Mota, é o mandatário na Região Autónoma dos Açores da Candidatura de Edgar Silva à Presidência da República. 

O anúncio foi feito na manhã de segunda-feira,  na sede do PCP na cidade da Horta. 
José Decq Mota, afirmou, que ser mandatário desta candidatura é assumir o papel de “representante de uma indispensável linha de atuação política”, própria de um coletivo – o PCP, que “nunca abdica de ir à luta, de defender os trabalhadores e o povo, de defender a Independência Nacional, a Democracia e o Progresso Social”.
O mandatário, garantiu na conferência de imprensa, que a campanha de Edgar Silva, nos Açores será “desenvolvida com determinação e empenho” e, como tal, será uma campanha que “defenderá intransigentemente os ideais libertadores de Abril”.
Na sua declaração de apresentação, Decq Mota enalteceu a determinação do candidato Edgar Silva, pela sua “luta sem tréguas pela justiça social, pela democracia e seu aprofundamento, e pela defesa efetiva dos mais desprotegidos”.
Para o mandatário, um dos aspetos que o levou apoiar esta candidatura, prende-se com o facto, de Edgar Silva ser também um insular, “natural, residente e atuante”, na Região Autónoma da Madeira e neste sentido, defende que o candidato “está naturalmente bem colocado para entender em profundidade, as especificidades que são próprias dos dois arquipélagos”.

Perfil do mandatário

José Decq Mota José Decq Mota tem 66 anos, nasceu na cidade da Horta, onde frequentou o ensino primário e secundário. Estudou na seção de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra (curso de engenheiro geógrafo) e na faculdade de Economia da mesma universidade.

Em 1974 filia-se no Partido Comunista Português. Regressa aos Açores em 1978, onde começa por desenvolver atividades no PCP. Foi membro da Direção da Organização da Região Autónoma dos Açores do Partido, tendo assumido ainda funções de coordenação regional.

Foi membro do Comité Central do PCP e do Comité Central (Comissão Política, Comissão Executiva Nacional e Conselho Nacional.

O Mandatário foi também deputado na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. A nível autárquico foi vereador da CDU na Câmara Municipal e atualmente é deputado municipal eleito pela Assembleia Municipal da Horta e membro do Conselho de Ilha do Faial. É ainda presidente do Clube Naval da Horta.

 
Edgar Silva visita os Açores
Para além da apresentação do mandatário do PCP, nos Açores, a conferência serviu ainda para anunciar a passagem pelos Açores de Edgar Silva, no âmbito da Campanha às Presidenciais 2016.
O candidato do PCP inicia o périplo nos Açores pelo Faial. Assim hoje de manhã visita o navio oceanográfico do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, “NI Arquipélago” e à tarde reúne em audiência com Ana Luís Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. A sua passagem pela Horta, termina com um jantar com os apoiantes da sua candidatura.
No decorrer desta sua visita pelos Açores, Edgar Silva, desloca-se ainda à ilha Terceira e a São Miguel.
 
 
 
 
 
 
Tribuna das Ilhas

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO