Em Maio – Faial recebe 3º dia da raça Ramo Grande

0
13
DR

DR

É já no dia 12 de maio que o Faial vai receber o 3.º Dia do Criador da Raça Ramo Grande.

O evento vai decorrer no Teatro Faialense e contará com a presença do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, e Diretor Regional da Agricultura, José Élio Ventura.

Numa iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional da Agricultura vai decorrer no próximo dia 12 de maio, no Teatro Faialense, o 3º Dia do Criador da Raça Ramo Grande, a única raça autóctone existente nos Açores.

Segundo uma nota do Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GACs), a sessão oficial de abertura está prevista para as 10h00 e contará com a presença do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, enquanto o encerramento estará a cargo do Diretor Regional da Agricultura, José Élio Ventura.

O evento contará com a participação de vários investigadores e professores de âmbito nacional, que falarão sobre a estrutura racial e a seleção na raça bovina Ramo Grande, caracterização da carne, contributo para a certificação da carne Ramo Grande, organização da produção e comercialização da carne fresca diferenciada.

Em Portugal estão oficialmente reconhecidas como autóctones 15 raças de bovinos, entre elas a do ‘Ramo Grande’. Atualmente estão inscritos no livro de adultos da raça Ramo Grande 1.407 bovinos, distribuídos pelas ilhas Terceira, S. Jorge, Faial, Pico, S. Miguel e Graciosa e no arquipélago existem 261 criadores desta raça.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO