Escola Profissional da Horta

0
173
EPH

EPH

Parlamento dos Jovens na EPH

O Programa Parlamento dos Jovens é “uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de fora da Europa”, que culmina com a realização anual de uma Sessão Nacional para o ensino básico e outra para o secundário na Assembleia da República.
Neste percurso, numa 1.ª fase, os jovens experimentam ativamente sessões de esclarecimento e debate do tema proposto – este ano abordam-se as Alterações Climáticas, em específico como Salvar os Oceanos (ciclo) e Reverter o Aquecimento Global (secundário) -, formam listas candidatas à eleição de deputados, realizam campanha em que defendem as medidas que visam levar ao Parlamento e são eleitos democraticamente pelos seus pares.
A Escola Profissional da Horta junta-se novamente a esta meritória iniciativa, tendo realizado a 14 de janeiro o debate que encerrou a campanha das duas listas candidatas, decorrendo na próxima quarta-feira o processo eleitoral e concluindo a semana com a Sessão Escolar, em que aprovará o Projeto de Recomendação da Escola e elegerá os respetivos representantes à Sessão Regional (2.ª fase). Ao longo do desenvolvimento do programa, os formandos têm vindo a demonstrar o seu crescente interesse, acompanhado pela benéfica tomada de consciência da responsabilidade individual em reverter a situação, assim como se envolveram na partilha e discussão de ideias sobre as possíveis medidas a adotar, tanto local como globalmente. Como nos referiram, “participar no programa Parlamento dos Jovens revela-se importante para todos os estudantes, no nosso caso em particular na medida em que, enquanto faialenses, nos permite contribuir ativamente para algo bem maior que a nossa ilha – o impacto de todos nós no mundo, no ambiente, no reverter do aquecimento global”.
A sua participação cívica e empenhada concede-nos acreditar que teremos uma nova geração bem (in)formada, defensora do ambiente que a rodeia e sustenta, que procurará reduzir a sua pegada ecológica para reverter os danos causados pelo Homem e proteger o Planeta Azul!

Lista A

 

 

Formação em Contexto de Trabalho do Curso Técnico/a de Contabilidade

Os formandos do 3.º ano do curso Técnico/a de Contabilidade da Escola Profissional da Horta iniciaram a 3 de janeiro a formação em contexto de trabalho (FCT), representando esta um segundo contato com o mundo do trabalho.
A FCT está incluída no plano de estudos dos cursos profissionais, permite aos formandos terem uma visão mais clara do mercado de trabalho e é uma oportunidade de aplicarem os conhecimentos adquiridos em contexto de formação, em situações concretas e reais. Por outro lado, desenvolve hábitos de trabalho, espírito empreendedor e sentido de responsabilidade profissional.
Com a duração de 300 horas e término a 6 de março, a FCT deste curso está a ser realizada em entidades, empresas ou instituições, públicas e privadas, da nossa ilha, sob a coordenação da formadora Sandra Alves e com o apoio do Gabinete de Apoio à Formação e Inserção Profissional (GAFIP) e da direção da EPH.
Durante este ano formativo também os formandos dos cursos Técnico/a de Informação e Animação Turística, Técnico/a de Apoio à Gestão, Animador/a Sociocultural e Técnico/a de Vendas, irão realizar a sua FCT.
A Escola Profissional da Horta agradece a todas as entidades, empresas e instituições que “acolheram, acolhem e acolherão” os nossos formandos, numa das etapas mais importantes do seu curso profissional.

 

 

Visita de Estudo à Agência para a Qualificação e Emprego da Horta

No dia 14 de janeiro, os formandos do 3.º ano do curso técnico/a de Informação e Animação Turística tiveram oportunidade de visitar as instalações da Agência para a Qualificação e Emprego da Horta no âmbito da disciplina de Inglês no módulo 8 “O Mundo do Trabalho”. Foram muito bem recebidos pelo Chefe de Divisão Dr. Luís Lopes, que proporcionou aos formandos uma sessão de esclarecimento sobre as técnicas eficientes de procura de emprego, nomeadamente a boa elaboração de um “curriculum vitae”, a importância da carta de apresentação e os cuidados a ter numa entrevista de trabalho. Também elucidou os formandos sobre as oportunidades do programa Estagiar T. Os formandos reconheceram a importância desta visita, porque já estão a terminar o seu curso e o próximo passo dentro de alguns meses será a entrada no mundo do trabalho. Um bem-haja pelo excelente trabalho!

 

 

Visita de Estudo à Queijaria O MORRO

No âmbito da unidade curricular Prospeção de Vendas – preparação e e planeamento da venda, o Curso Técnico/a de Vendas, constituído por 15 formandos, realizou no dia 14 de janeiro uma visita de estudo à Queijaria O Morro, com o intuito de aprofundar os seus conhecimentos acerca do processo de fabrico, assim como consolidar conhecimentos acerca das estratégias de negócio, através do modelo adotado pelos sócios, Rui Caldeira e Nuno Caldeira, em termos de divulgação e comercialização dos seus produtos nos mercados local, regional, nacional e internacional.
A empresa foi constituída em janeiro de 2011, por uma equipa jovem e dinâmica que não tem mãos a medir em termos de trabalho e vem a assumir um papel de relevância, reconhecido por diversas entidades e confirmado pelos prémios e reconhecimentos públicos. Admitem que o percurso nem sempre foi fácil, pois todo o processo de fabrico, apesar do auxílio de alguns equipamentos, é sobretudo manual, sendo produzidos diariamente cerca de 450 queijos curados e 140 frescos, através da transformação de 2100 litros de leite de cinco produtores locais.
A degustação dos diversos queijos, desde o de pasta mole, passando pelo de alho e salsa, até ao de picante, foi muito apreciada por todos, confirmando-se a excelência dos produtos, resultado do empreendedorismo.
As palavras de Rui Caldeira, no sentido da disponibilidade para acolher a realização de estágios profissionais, despertaram o interesse dos formandos. E concluímos a nossa visita com um agradecimento pela colaboração com a Escola Profissional da Horta, bem como fazemos votos da continuação de muitos sucessos.
Um bem-haja pelo excelente trabalho!

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO