ESCOLA PROFISSIONAL DA HORTA – Início ano formativo 2019/2020 na EPH

0
431

No passado dia 12 de setembro assinalou-se o início do ano formativo 2019/2020 na Escola Profissional da Horta.
Durante a manhã desse dia foi efetuada a receção aos formandos que irão frequentar a nossa escola pela primeira vez, dos cursos técnico/a de Desporto e técnico/a de Apoio Psicossocial, oriundos, na sua maioria, da ilha do Faial, e também das ilhas do Pico e de São Jorge.
Numa breve sessão de boas vindas, no auditório da EPH, formandos, pais e/ou encarregados de educação, foram recebidos pela direção da escola, diretores de turma, coordenadores de curso, pela coordenadora da equipa de Saúde Escolar da nossa ilha e pelos agentes da PSP do programa Escola Segura. De seguida foi feita uma visita guiada as instalações da escola e posteriormente os novos formandos dirigiram-se as respetivas salas com os diretores de turma e/ou coordenadores de curso.


Os formandos do 2.º e 3.º anos, dos cursos técnico/a de Turismo, técnico/o de Comunicação e Serviço Digital, técnico/o de Apoio à Gestão, e Animador/a So-ciocultural, iniciaram as atividades formativas, nesse mesmo dia, às 14h00.
A direção da EPH deseja a todos os formandos, formadores, pais, encarregados de educação, pessoal não docente, parceiros da nossa escola e todos os que estão envolvidos na missão de formar os nossos jovens, um bom ano formativo.

Formação Modular

No ano formativo 2019/2020, a EPH irá desenvolver formações modulares certificadas e gratuitas, dirigidas a ativos, empregados ou desempregados, com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam atualizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos numa determinada área profissional. Estas formações estão organizadas em unidades de formação de curta duração (UFCD) de 25 ou 50 horas, tendo por base os referenciais de formação do Catálogo Nacional de Quali-ficações (CNQ).
Estão programadas três formações na área de apoio à comunidade, Higiene da Pessoa Idosa em Lares e Centros de Dia (50h), Deontologia e Ética Profis-sional no Apoio à Comunida-de (25h) e Técnicas de Animação Aplicadas à Pessoa Idosa (50h). Estas formações serão desenvolvidas em regime laboral, de setembro a dezembro de 2019. A primeira formação iniciou a 16 de setembro.
Para janeiro de 2020, está previsto o início da quarta formação, em regime pós-laboral, de Técnicas de Atendimento, com uma duração de 50 horas.

A EPH a caminho da Europa

Durante os próximos dois anos, a EPH irá participar num novo projeto europeu do programa Erasmus+, que tem como principal objetivo promover o uso das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem, permitindo a partilha de boas práticas entre as escolas parceiras. Neste projeto somos a escola coordenadora e temos como parceiros escolas da Turquia, da Itália, da Letónia e da República da Macedónia do Norte.
Neste projeto estão programadas cinco semanas de intercâmbio, a primeira das quais, já no próximo mês de novembro, na cidade de Adana, na Turquia, em que estarão presentes apenas professores e onde serão delineadas estratégias e atividades a realizar durante os próximos dois anos. As restantes semanas de intercâmbio serão em abril e outubro de 2020, fevereiro de 2021 e em maio de 2021. Esta última será realizada na nossa ilha e iremos receber 16 alunos e 8 professores oriundos dos diferentes países.
Este projeto irá possibilitar ainda, aos nossos formandos e formadores, a aprendizagem de novas línguas estrangeiras e de competências em TIC, e por outro lado desenvolver o conhecimento de outras culturas europeias.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO