Exposição “100 anos de Aviação Naval” na Biblioteca da Horta até 27 de fevereiro

0
86
blank
exposição aviação naval

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, com a colaboração do Museu da Horta, tem dado residência à exposição itinerante “100 anos de Aviação Naval” desde 10 de janeiro. Na sala polivalente da biblioteca, das 9H30 às 12H30 e das 13H30 às 17H00, o público pode visitá-la gratuitamente.
Desde 28 de janeiro, a exposição tem sido também roteiro de atividades da comunidade escolar, tais como visitas exploratórias em que os alunos interagem com um aviador, ou conversas com especialistas e oficiais da Marinha.

A exposição foi desenvolvida pelo comando da Zona Marítima dos Açores da Marinha Portuguesa e, através de 20 painéis com fotos históricas e explicações em português e inglês, conta a história da Aviação Naval e relembra as suas grandes figuras e momentos marcantes.

O diretor do Museu da Horta explica ao Tribuna das Ilhas que, atendendo ao papel fundamental do Faial no desenvolvimento da Aviação Naval transatlântica, principalmente na aviação comercial, fazia todo o sentido trazer esta exposição que celebra este centenário à cidade da Horta. José Luís Neto conta ainda que, tanto a biblioteca como o museu, com o seu espólio associado à aviação naval, completaram os painéis com peças físicas, livros e documentos que testemunham o percurso da Aviação Naval e a importância atlântica que o Faial teve e ainda tem na ligação entre a América e a Europa.

José Neto acrescenta que esta exposição foi pensada para os habitantes da ilha, e espera que a biblioteca e o museu voltem a formar parceria, como instituições da cultura e com uma missão em comum: a de tornar os faialenses mais capazes do ponto de vista cultural para que possam ter uma cidadania mais plena e exercer melhor o seu juízo crítico.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura