Faialenses convidados a visitar o Parque Natural da ilha durante o Inverno

0
18

 Durante a época baixa, o Parque Natural do Faial vai promover uma série de actividades gratuitas, com o objectivo de convidar os faialenses a conhecerem melhor a área protegida da sua ilha, e as infra-estruturas a ela associadas. A apresentação desta iniciativa decorreu esta manhã, no Jardim Botânico do Faial, e esteve a cargo do director do Parque Natural da Ilha do Faial, João Melo.

O Parque Natural do Faial existe oficialmente desde Junho. É constituído por cinco Centros de interpretação, seis percursos pedestres e, alberga a área protegida da ilha, que diz respeito a 17,5% da sua área total. Desde Janeiro de 2010 que já passaram pelas várias valências cerca de 29 mil pessoas, sendo que, de acordo com João Melo, o Parque espera suplantar a fasquia dos 30 mil visitantes antes do final do ano.

Com o objectivo de dar a conhecer o Parque Natural do Faial aos habitantes da ilha, foram programadas várias iniciativas, de carácter gratuito, que decorrem desde Novembro e deverão prolongar-se até ao mês de Março. Desta forma, o Parque aproveita o menor fluxo de turistas na época baixa para mostrar aos locais as suas potencialidades e, se possível, despoletar um sentimento de afeição que se traduza em publicidade junto de quem nos visita.

No próximo sábado, dia 11, será realizado um percurso pedestre, com o intuito de mostrar aos faialenses o azevinho dos Açores. A concentração será às 09h30, no Jardim Botânico. Às 17h00, o Parque Natural convida os interessados a tomar o chá das cinco no Jardim Botânico, e a assistir a uma palestra sobre a história do chá.

Também no próximo fim-de-semana, o Centro do Mar (Fábrica da Baleia) abre as suas portas a todos os interessados em explorar a vida nos oceanos.

No fim-de-semana de 18 e 19 de Dezembro, entre as 14h00 e as 17h330, é a vez do Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos abrir as suas portas gratuitamente aos faialenses, que são convidados a desfrutar de uma visita autónoma ao espaço, em que lhes será facultado um roteiro que os ajudará a orientarem-se sozinhos, ao mesmo tempo que saboreiam um chocolate quente.

Para o início de Março, e em parceria com a Hortaludus, estão previstos roteiros a cavalo dentro do Parque Natural do Faial. Estes serão gratuitos apenas para os utentes do Cartão Azul.

A par destas iniciativas, os produtos do Parque Natural do Faial serão alvo de descontos de 20% até ao próximo dia 22 de Dezembro.

Destaque ainda para a exposição “Evolução: resposta a um planeta em mudança”, patente ao público até ao final de Abril, no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos.

Para João Melo, a adesão verificada até ao momento às várias valências do Parque Natural do Faial tem superado as expectativas. O responsável salienta a esse respeito o elevado número de pessoas que procura os percursos pedestres no Faial, com destaque para o dos Dez Vulcões, que é o maior da Região. Segundo João Melo, é frequente a vinda de visitantes ao Faial de propósito para percorrer estes trilhos, o que deixa os responsáveis pelo Parque Natural da Ilha bastante satisfeitos.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!