Faleceu Alberto Madruga da Costa

0
19

Faleceu esta madrugada no Hospital de Ponta Delgada, onde se encontrava internado, vítima de doença prolongada Alberto Romão Madruga da Costa.

Madruga da Costa, de 74 anos, era natural da Horta, ilha do Faial, onde nasceu a 15 de abril de 1940. Frequentou o Liceu Nacional da Horta e o Liceu Nacional de Ponta Delgada e, posteriormente a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Coimbra, onde fez o 4º ano da licenciatura em Filologia Germânica.

Bancário de profissão, foi gerente da Agência da Horta do Banco Português do Atlântico, posteriormente Banco Comercial Português.

Foi diretor do Jornal Correio da Horta e Vogal da Comissão Administrativa da Câmara Municipal da Horta. Foi ainda Presidente da Comissão Administrativa da Junta Geral do Distrito Autónomo da Horta em 1975/1976.

No campo político, foi eleito Deputado Regional pelo círculo eleitoral do Faial nas I, II, III, IV, V e VI Legislaturas da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA). Exerceu também o cargo de Vice-Presidente da ALRAA de julho de 1976 a novembro de 1978 e de Presidente de novembro de 1978 a setembro de 1979.

Em 10 de junho de 1979 representou o Presidente da República nas comemorações do Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades, na Costa Leste dos Estados Unidos da América.

Em setembro de 1979 tomou posse do cargo de Secretário Regional dos Transportes e Turismo, que desempenhou até outubro de 1984.

Entre outubro de 1985 e setembro de 1991 foi, por diversas vezes, Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata na ALRAA.

Em 13 de setembro de 1991 foi eleito Presidente da ALRAA, para que foi reeleito em 2 de novembro de 1992 e que desempenhou até outubro de 1995.

Em outubro de 1995 é empossado no cargo de Presidente do Governo da Região Autónoma dos Açores, que exerceu até novembro de 1996.

Foi membro do Comité das Regiões da União Europeia e Vice-Presidente da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa.

Por inerência de funções de Presidente do Governo Regional foi Conselheiro de Estado, Vogal do Conselho Superior de Defesa Nacional, do Conselho Superior de Segurança Interna e do Conselho Superior de Informações.

Foi agraciado em junho de 1995 foi pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito e por deliberação unânime da ALRAA, em sessão plenária de 11 de Maio de 2006, foi-lhe atribuída a Insígnia Autonómica de Valor.

Foi ainda Presidente da Mesa da Assembleia de Ilha e da Comisão Política da Ilha do Faial, bem como Presidente da Mesa do Congresso do Partido Social Democrata, em diversas ocasiões. Vice-Presidente da Comissão Política Regional do Partido Social Democrata de 1990 a dezembro de 1995.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO