FESTAS DE SANTO ANTÓNIO EM SANTA CRUZ JÁ ARRANCARAM

0
15

A 28ª edição das Festas de Santo António 2019, arrancou dia 12 de junho, esta quarta feira, com a sessão de abertura oficial, seguida da missa solene em honra de Santo António, com cerimónia da “Benção dos Noivos” e “Benção dos Pães”, na igreja de Santo António, no Convento dos Franciscanos, e respetiva procissão. O primeiro dia de festividades encerrou com a atuação da Banda 7 Geração. Marcaram presença nesta cerimónia, o Secretário Regional Adjunto da Presidência do Governo dos Açores para as Relações Externas, Rui Bettencourt, e a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto.
Sérgio Costa, presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, entidade organizadora do evento, referiu que “estas festividades são o ponto mais alto da cultura popular e religiosa da nossa freguesia e do concelho. Ano após ano, são centenas as pessoas envolvidas, desde particulares a instituições, escolas e entidades públicas que, com meses de antecedência, trabalham, de forma voluntária e empenhada, para perpetuar estas festas, que tanto nos dignificam”.
A Câmara Municipal de Lagoa, como em anos anteriores, apoia financeira e logística momento a realização destas festividades festas. Na cerimónia de abertura, Cristina Calisto, destacou as Festas de Santo António pela “envolvência das pessoas num autêntico espírito de confraternização, em prol da dignificação cultural da Lagoa, preservando e mantendo vivas as mais genuínas tradições, fazendo das mesmas um importante cartaz turístico desta cidade e um dos eventos âncoras da cidade de Lagoa.”
Na ocasião, Cristina Calisto anunciou que se encontra em negociação a aquisição de um terreno situado ao lado do jardim do Convento de Santo António, onde será construído um loteamento, um parque infantil e um arruamento e que ajudará a fluir o trânsito na freguesia.  A decorrer está, ainda a intervenção junto ao Merendário no Lugar dos Remédios.
A 28.ª edição das Comemorações de Santo António conta com um diversificado cartaz,
destacando-se o dia 13 de junho, com a realização dos Casamentos de Santo António, seguidos da habitual demonstração do Clube de Karaté da Lagoa e da Gala de Patinagem Artística, pelo Grupo de Patinagem de Santa Cruz.

O programa de hoje, 14 de junho, sexta-feira, começa com a abertura da Feira de Artesanato, pelas 19h30, animada pelo Grupo de Folclore “O Grujola”, seguida da atuação do artista Francisco Branco, pelas 21 horas, e dos Imperadores, pelas 22h30.
No sábado, dia 15 de junho, a noite será animada pelo artista Nuno Martins, pelas 20 horas, seguida da abertura do desfile, pelas 21h00, com os Bora Lá Tocar. As Marchas Populares de Santo António contam, este ano, com quatro grupos, seguida da tradicional fogueira e lançamento de fogo de artifício, pelas 24h00. De recordar que durante todos os dias das Festas de Santo António, estarão abertas várias tasquinhas de comes e bebes.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO