Filme no Capelo: “Prazer, Camaradas!” com José Filipe Costa

0
34
blank

No próximo sábado, dia 23 de Outubro, o Cineclube do Faial junta-se à Associação Amigos do Farol dos Capelinhos para mais uma sessão de cinema com o autor, a ser exibida às 21h na Casa do Povo do Capelo (entrada livre)

O realizador José Filipe Costa viaja até ao Faial para nos apresentar o seu mais recente filme “Prazer, Camaradas!”, inspirado nas histórias de portugueses e estrangeiros que viveram ou regressaram a Portugal no pós-25 de Abril de 1974 para participar na revolução. Uma das protagonistas principais também irá estar connosco – a Maria Eduarda Rosa – Capelense, que no final dos anos 60 saiu do Faial para estudar, emigrou para a Alemanha e em 1975 regressou a Portugal, directamente para o mítico projecto da herdade Torre Bela convertida em cooperativa, para viver e fazer a revolução. Maria Eduarda faz parte de um trio vindo da Europa do Norte com a missão de levar àquelas cooperativas novas ideias, conceitos e formas de luta. Vêm fazer a revolução sexual, abalando as velhas certezas de quem viveu tanto tempo em ditadura.
Os actores desta inventiva docuficção são as próprias pessoas que, em 1975, vieram ou regressaram a Portugal para participar na revolução.
José Filipe Costa diz: “Não podia pôr actores a fazerem isto como na época, nem usar actores-estátuas a dizerem textos”, explica Costa. “Como então pôr os documentos a falar? E tive esta ideia de pôr estas pessoas com 60 e tal anos neste limbo. O jogo era muito simples, eles viverem com aquele corpo como se estivessem a viver no passado, e eu não sabia o que ia sair daí, e fui sendo surpreendido, muito surpreendido.” 

Fonte: Cineclube do Faial