Série “Açores con(s) Ciência” estreia na RTP Açores

0
17

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), apresenta a série “Açores con(s) Ciência”, do projeto MACARONIGHT. Com seis episódios programados, que terão emissão sempre às quartas-feiras, pelas 19h30, na RTP Açores, o primeiro episódio será transmitido já nesta quarta-feira, dia 20 de outubro.

A Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, realça que a série “visa alargar a consciência da sociedade para a ciência, investigação e inovação, especialmente em áreas onde os Açores enfrentam desafios globais, como os identificados no Pacto Ecológico Europeu, o tema principal da série”.

O Pacto Ecológico Europeu é o compromisso da Comissão Europeia para enfrentar os atuais desafios climáticos e ambientais com a ambição de ser o primeiro continente com um impacto neutro no clima. É a estratégia que através da Investigação e Inovação visa transformar a União Europeia numa sociedade equitativa e próspera, dotada de uma economia moderna, eficiente na utilização dos seus recursos.

“Como entidade que implementa políticas de investigação e inovação, cabe-nos aproximar a decisões políticas à sociedade: consciencializar, despertar o seu interesse, envolver e captar a sua opinião, para a proteção e conservação ambiental, mas também para o futuro das próximas gerações”, declara a governante.

Ao longo de seis programas, a preservação da natureza, economia circular, capitalização modernizada e simplificada, poluição zero, a neutralidade climática, a energia limpa e acessível, a transformação da agricultura e das zonas rurais serão os tópicos explorados na série.

A Secretária Regional acrescenta ainda que este conjunto de programas pretende “dar a conhecer o trabalho de investigação científica que se faz nos Açores, através dos investigadores que participam na iniciativa, criando uma compreensão pública do impacto do trabalho dos mesmos no nosso dia-a-dia e no meio” envolvente.

Financiada pelo Programa de Horizonte 2020, através das ações Marie Skłodowska-Curie, a “Açores con(s) Ciência” contou com a colaboração e participação da Europe Direct Açores e a Rede dos Centros de Ciência dos Açores, nomeadamente o Observatório do Ambiente dos Açores, Observatório do Mar dos Açores, Expolab – Centro de Ciência Viva, Observatório Astronómico de Santana, Observatório Microbiano dos Açores e  Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO