Formação Litúrgica para Grupos Corais

0
21
O Serviço Diocesano de Apoio à Liturgia promoveu, nos dias 12,13 e 14 de novembro, uma formação Litúrgica para Grupos Corais na Horta. 
Esta ação teve como formador o Padre Nuno Duarte, Licenciado em Música Sacra, da Diocese de Aveiro, e aconteceu no âmbito da Festa em honra de Santa Cecília, Padroeira dos Músicos.
Esta foi a primeira formação a este nível realizada na Horta, promovida pelo Serviço Diocesano sediado no Faial,.
Segundo o Padre Marco Luciano “ não será muito fácil recebermos outra formação deste género”.
A formação Litúrgica destina-se a todos aqueles que estão ligados à música Santa e visa aprofundar os conhecimentos daqueles que participam na Eucaristia, de forma a ajudarem os outros a rezar através do canto.
O Ouvidor Marco Luciano referiu que esta formação foi extremamente importante, pois o Canto Litúrgico é uma expressão de oração e esta formação serviu para “aprofundar esse sentido, para que as pessoas sintam o que estão a cantar”.
No âmbito desta formação decorreu também, no passado dia 15, o 2.º Encontro dos Grupos Corais do Faial na Igreja do Santissimo Salvador na Matriz.
Os formandos puderam pôr em prática o que aprenderam, na Celebração da Eucaristia em honra de Santa Cecília, realizada no passado domingo.