Trilhos ambientais do Faial prontos a receber visitantes

0
17

 

De acordo com informação avançada pelo executivo regional, seis trilhos ambientais do Faial, nomeadamente a Descida da Caldeira, o Perímetro da Caldeira, as Levadas, o Trilho Capelo-Capelinhos, a Subida ao Vulcão dos Capelinhos e o Trilho dos 10 Vulcões, estão já prontos a receber caminhantes.

A partir deste momento para se efectuar a Descida da Caldeira é obrigatório o acompanhamento de um Guia do Parque Natural de Ilha. No que diz respeito aos restantes trilhos, a segurança e o nível informativo é superior caso se faça acompanhar por um Guia reconhecido.

O Trilho dos 10 Vulcões considerado o maior percurso pedestre reconhecido nos Açores, com 27 km de extensão e cuja sua totalidade leva cerca de 9 horas a ser percorrido, surgiu a partir de um desafio feito pelos turistas dos Açores, especialistas nesta temática, que defendiam a criação de percursos com maior dimensão e com maior grau de dificuldade.

Para realizar qualquer um destes percursos acompanhado por Guia existem já horários predefinidos em especial para a Descida da Caldeira e da Subida ao Vulcão dos Capelinhos, no entanto, se os ecoturistas assim o desejarem, podem solicitar a presença do Guia para qualquer outro trilho, em qualquer horário, desde que o marquem na Casa do Parque com um dia de antecedência.

A aquisição de bilhetes para as visitas guiadas apenas pode ser efectuada na Casa do Parque, situada na base do Monte da Guia e o preço é sempre o mesmo, quer o grupo tenha uma ou doze pessoas (o máximo admissível por grupo). Há descontos especialmente concebidos para agências de viagens e empresas de turismo natureza.