Forte de São Sebastião e Jardim Botânico do Faial – MIRAGEM regressa ao Faial para três noites de cinema

0
23
Miragem

A mostra de cinema na paisagem – Miragem, regressa ao Faial para  apresentar mais uma seleção  de filmes.
Durante três noites as paisagens da ilha irão receber sete filmes estreados este ano, tais como Atomic Garden, ou Pond and Watterfall.

Arrancou ontem no Faial a segunda edição da Mostra de Cinema na Paisagem-Miragem com a projeção de dois filmes no Forte de São Sebastião.
Depois do sucesso da edição de 2018, a mostra de cinema na paisagem, regressa ao Faial para mais uma seleção de filmes a serem projetados nas paisagens da ilha. São três noites de cinema e sete filmes a exibir.


A Miragem apresenta-se como uma mostra de cinema que surge com o objetivo de estimular a discussão e o pensamento crítico sobre cinema no contexto cultural, artístico e paisagístico dos Açores.
“A inserção desta Mostra na paisagem procura dar a ver não só os filmes, mas também descobrir uma metáfora entre as paisagens da ilha e as paisagens cinematográficas que se intentam explorar”, refere a organização numa nota a que o Tribuna das Ilhas teve acesso.
Este ano, a organização propôs-se “solidificar uma programação que aproxima o espectador a uma dimensão sensorial e íntima procurando captar um público alargado através de estímulos e provocações”. Neste contexto, as obras escolhidas para este ano, têm um enfoque em filmes com preocupações relativas ao meio ambiente.
“Pensar o nosso entorno a partir de um ponto de vista ecopoético, eis o que propomos para esta edição da Miragem”, avança a organização, adiantando que alguns dos filmes a serem exibidos estrearam este ano, nomeadamente Atomic Garden, de Ana Vaz, ou Pond and Watterfall, de Barbara Hammer, realizadora falecida em 2019 e uma das pioneiras do cinema experimental a abordar questões de género.
Esta mostra que termina, amanhã dia 7 de setembro, decorre no Forte de São Sebastião e no Jardim Botânico do Faial e contou com o financiamento do programa Põe-te em Cena, do Governo Regional dos Açores.
Hoje e amanhã a mostra tem como palco o Jardim Botânico do Faial, com as sessões a terem início pelas 21h30.
Os filmes em exibição são, “Atomic Garden”, “Olhe Bem As Montanhas”, ambos da autoria de Ana Vaz, e “El Paisaje Está Vacío Y El Vacío Es Paisaje”, de Carla Andrade, no serão de hoje e “Pictures on Pink Paper”, de Lis Rhodes e “Pond and Waterfall”, de Barbara Hammer, são os filmes a apresentar, amanhã dia 7 de setembro.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO