Freguesia da Conceição comemora mais um aniversário – projetos sociais em destaque

0
15

 A freguesia da Conceição assinalou na passada quinta-feira, 30 de julho, o seu 447º aniversário.

Na sessão solene comemorativa da ocasião, o secretário da Junta de Freguesia, fez um balanço positivo dos dois anos que decorreram, salientando, que mesmo com dificuldades esta junta de freguesia luta por alcançar os objetivos traçados no início do  mandato. Francisco Garcia, destacou as intervenções que foram realizadas ao longo destes dois anos, a ressaltar, a limpeza da ribeira da freguesia, a conversão do espaço existente atrás do edifício da junta numa mini-horta, a recuperação dos guarda-sóis existentes na praia da Conceição, a recuperação da ponte de madeira em frente ao Faial Sport Club, a construção de um anexo para guardar material, o embelezamento de alguns espaços da freguesia e referiu que se está a proceder à recuperação dos moinhos da freguesia da Conceição, que se encontram degradados.

“Esta Junta de Freguesia têm-se pautado por apoiar projetos sociais, que têm como objetivo ajudar e apoiar as pessoas carenciadas da freguesia, deste modo, os habitantes da freguesia da Conceição podem contar com a ajuda da cozinha comunitária, com o projeto SOS Conceição e com a horta comunitária” – revelou.

Em dia de festa, a junta de freguesia prestou homenagem a cidadãos que prestaram testemunhos fundamentais de cidadania e trabalho em prol da Conceição e da ilha do Faial. Este ano os homenageados foram Natália Ramos da Silveira, Martins Pereira da Rosa, empresa Monte Carneiro Construções Lda., restaurante Vítor dos Leitões e, a título póstumo, Luís da Costa Rosa Brum.

Ester Pereira, vereadora da Câmara Municipal da Horta aproveitou a ocasião para realçar o papel da freguesia da Conceição no turismo, referindo que, o seu terminal marítimo é para muitos dos turistas que nos vistam uma porta de entrada. A nível social felicitou o projeto SOS Conceição que permite conhecer os problemas daqueles que aqui vivem facilitando assim a sua resolução.

A freguesia da Conceição, situa-se na parte norte da cidade da Horta, ocupando uma superfície de total de 2,74 km2, com 1157 habitantes (números do Censo de 2001). 

Esta freguesia divide-se topograficamente em duas partes: A parte alta, uma área rural a juzante da Ribeira do Vales dos Flamengos; e a parte baixa, onde se situa a sede da Freguesia e parte do núcleo urbano da cidade. 

Segundo Frei Diogo de Chagas, nos seus escritos “Espelho Cristalino”, em 1643 a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição tinha 594 habitantes distribuídos por 161 fogos.

A freguesia de Nossa Senhora da Conceição foi a segunda da cidade, depois da Matriz do Santíssimo Salvador e só em 1684 é que foi constituída a freguesia de Nossa Senhora das Angústias.

De lembrar, que foi na freguesia da Conceição que se situou o primitivo edifício da Casa da Câmara e Cadeia (1498), que se situava na Rua do Bom Jesus, nº. 16. A 5 de novembro de 1632, o pequeno edifício foi considerado incapaz pelo corregedor dos Açores Fernando Gomes Massam. Em 1926 existiam dela somente as paredes, que o violento sismo de 31 de agosto derrubou.