Fundação Faialense quer mobilizar os mais jovens

0
21

Na passada quarta-feira a presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores recebeu o presidente da Fundação Faialense, André Faria, que veio ao Faial para receber a insígnia autonómica de mérito cívico, no Dia da Região, que se assinalou na passada semana.

A Fundação Faialense existe há 44 anos, está sedeada nos Estados Unidos e atribui bolsas a estudantes descendentes de açorianos que aí residem, bem como a estudantes faialenses.

De acordo com o presidente, os fundos para atribuição das bolsas são angariados através de festas, das quais se destaca o banquete anual, que conta com a participação de cerca de 300 pessoas.

Filho de pais faialenses, André já nasceu nos Estados Unidos. O presidente da Fundação Faialense destaca o esforço dos emigrantes e seus descendentes para manter as tradições das ilhas, especialmente as festas religiosas.

Os objetivos da Fundação passam agora por aumentar o número de membros, atualmente cerca de 130. O presidente entende que o desafio passa por mobilizar os mais jovens: “as pessoas da minha geração e as mais velhas participam mas está a ser um desafio trazer os jovens para a nossa organização”, disse.