Governo da República – Ricardo Serrão Santos é o novo ministro do Mar

0
16
Ricardo Serrão Santos nomeado Ministro do Mar

Ricardo Serrão Santos, ex-eurodeputado, é o novo Ministro do Mar no próximo Governo da República, substituindo no cargo Ana Paula Vitorino.

Ricardo Serrão Santos foi o nome escolhido por António Costa para o cargo de Ministro do Mar, no XXII Governo Constitucional. O ex-eurodeputado, eleito pelo Partido Socialista nas europeias de 2014, que substitui Ana Paula Vitorino, é doutorado em Biologia pela Universidade de Liverpool e pela Universidade dos Açores, foi Presidente do IMAR- Instituto do Mar, e Diretor do Departamento de Oceanografia e Pesca (DOP) da Universidade dos Açores, tendo ainda desempenhado o cargo de Pró-Reitor dessa instituição.


Serrão Santos possui ainda um vasto currículo nas matérias relacionadas com o estudo dos oceanos e a sua sustentabilidade, tendo integrado no Parlamento Europeu as comissões das Pescas e da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.
Recorde-se que o novo ministro foi o mandatário da lista do Partido Socialista pelo círculo dos Açores às eleições legislativas do passado dia 6 de Outubro.
Para o Presidente do Governo dos Açores, referindo-se ao novo Ministro do Mar, trata-se de “um açoriano de coração e por convicção, cuja sensibilidade, conhecimento e competência sobre as matérias que vai tutelar e, em especial, o seu conhecimento sobre o Mar dos Açores, auspiciam um mandato de sucesso”.
Nesse sentido, Vasco Cordeiro fez votos para que o conhecimento da realidade açoriana por parte de Serrão Santos, seja “mais um contributo, e um contributo decisivo, para, entre outras matérias com relevância para os Açores, desbloquear o processo de aperfeiçoamento da Lei de Bases de Gestão e Exploração do Espaço Marinho no qual os Açores têm trabalhado e colocado especial empenho”, concluiu.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO