Governo dos Açores anuncia nova operação Terceira-Toronto com incremento de rotações e lugares disponibilizados

0
19

O Governo dos Açores anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, o início de uma operação aérea de ligação entre Toronto, no Canadá, e a ilha Terceira, que vai decorrer de 5 de dezembro deste ano até 22 de outubro de 2020.

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas revelou que, “através desta operação, serão oferecidas, no total, 47 rotações, correspondendo a 94 voos, entre Toronto e a Terceira, das quais 17 decorrerão no inverno IATA 2019/20 e 30 no Verão IATA 2020″, acrescentando que “durante este período e nestas rotações, serão disponibilizados 17.484 lugares”.

Ana Cunha, que falava numa conferência de imprensa conjunta com a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, adiantou que, “face ao somatório do Inverno IATA 2018/19 e do Verão IATA 2019, o número de rotações e de lugares oferecidos sofrerá um aumento de 176%, ou seja, mais 30 rotações e mais 11.160 lugares”.

Os voos vão partir de Toronto pelas 20h40 de quinta-feira e chegam à Terceira por volta das 06h15 de sexta-feira.

As partidas da Terceira acontecerão às 16h00 de sexta-feira, com a chegada a Toronto prevista para as 18h35 do mesmo dia.

Através desta operação, “a ilha Terceira vê reforçadas as acessibilidades aéreas, neste caso, a Toronto, possibilitando um aumento de visitantes nesta ilha”, frisou Ana Cunha, acrescentando que o Governo dos Açores continua “a trabalhar para que as acessibilidades à Região sejam incrementadas, na medida do possível e desejável, tendo em conta a sustentabilidade dos setores dos transportes e do turismo”.

Por seu lado, Marta Guerreiro adiantou que, com o objetivo de apoiar a comercialização desta rota, o Governo dos Açores “irá lançar um concurso público para a realização de ações de marketing e de promoção do destino junto do mercado canadiano, o que será, seguramente, uma mais-valia para potenciar esta operação”.

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo reforçou um conjunto de iniciativas dirigidas em concreto para a ilha Terceira, como sejam as campanhas desenvolvidas durante o inverno, “em parceria com operadores nacionais, originando fluxos turísticos de fevereiro a maio, registando-se a comercialização de cerca de 1.600 dormidas”, bem como “as operações muito importantes de Boston e Madrid”.

“Outra ação que merece destaque é o ‘Interline Virtual’, através da Azores Getaways, com pacotes e voos combinados entre a Delta Airlines e a SATA Air Açores dos Estados Unidos para a Terceira (e vice versa), disponíveis desde o mês de março”, salientou Marta Guerreiro, acrescentando que, “não obstante este esforço, de acordo com um inquérito realizado pela ANA Aeroportos aos passageiros da Delta Airlines no verão do ano passado, mesmo sem interline, cerca de 8% destes passageiros visitaram a ilha Terceira”.

A titular da pasta do Turismo destacou “o papel fundamental de todos os agentes que têm investido em projetos no setor do turismo na ilha Terceira, e que continuam a investir, dando nota clara do seu sentido de confiança no desenvolvimento turístico desta ilha”, apelando ao “trabalho partilhado entre o Governo e os agentes” num futuro “de muitas oportunidades”, que atualmente “necessita apenas de empenho, dinamismo comercial, cooperação e esforços de todos”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO