Governo dos Açores apoia requalificação do espaço de apoio às atividades da Animação de Rua da Cáritas da Terceira

0
7
blank
DR

A Secretária Regional da Solidariedade Social disse hoje, em Angra do Heroísmo, que a obra de requalificação do espaço de Animação de Rua da Cáritas da Ilha Terceira vai permitir “melhorar as condições do edifício e servir melhor todos os jovens a quem se destina”

Andreia Cardoso falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra de remodelação e ampliação do edifício, que “representa um investimento na ordem dos 150 mil euros, tem um prazo de execução de 180 dias, prevendo-se a sua conclusão até ao final deste ano”.

“Esta obra que vai melhorar as condições deste edifício da antiga Escola de S. João de Deus para o importante trabalho de prevenção primária e secundária de comportamentos desviantes, que valoriza a adoção de estilos de vida saudáveis, promovido pela equipa de Animação de Rua com as crianças desta comunidade”, sublinhou.

A governante destacou como principal novidade desta intervenção a sua preparação para ser um ATL Inclusivo, pronto para receber jovens de mobilidade condicionada de todas as idades e independentemente da sua condição física.

Andreia Cardoso salientou que existem nos Açores cinco equipas de Animação de Rua, das quais três em São Miguel, nomeadamente no Instituto de Apoio à Criança – Açores, no Centro Social e Cultural do Cabouco e na Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, e duas na Terceira, designadamente a Cáritas e o Centro Comunitário da Terra Chã, que representam um investimento anual do Executivo açoriano de cerca de meio milhão de euros.

A valência Equipa de Rua/Animação de Rua é vocacionada para o trabalho com crianças e jovens provenientes de zonas territoriais desfavorecidas, com o objetivo de criar e dinamizar, a partir de um contexto relacional de proximidade, facilitando a identificação de problemas em vários patamares (social, familiar, individual), procedendo ao devido encaminhamento ou resolução.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO