O Secretario Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o Governo dos Açores está a avaliar, em conjunto com a Associação Agrícola da Ilha das Flores, a melhor forma de assegurar, no mais curto espaço de tempo, transporte marítimo exclusivo para a saída de bovinos, em vida, a partir desta ilha.
Com esta operação garante-se ainda, aproveitando a mesma viagem, o envio para a ilha das Flores de alimentos para os animais.
Esta medida extraordinária justifica-se para assegurar o escoamento no mais curto espaço de tempo de cerca de 1.000 animais até ao final do ano e para reduzir a pressão sobre os alimentos disponíveis atualmente na ilha das Flores, cujas pastagens foram fortemente afetadas pela salinidade, em virtude da passagem do furacão Lorenzo pelos Açores.
O governante destacou que esta solução específica acresce à disponibilidade de transporte marítimo que já está a ser disponibilizada, através do tráfego local, aos agricultores florentinos.
João Ponte salientou ainda que a operação marítima que está a ser planeada estará, naturalmente, condicionada por questões meteorológicas, que poderão afetar a operacionalidade do porto florentino.
















