Governo dos Açores avança com programas PROAGRI e i9AGRI vocacionados para apoiar modernização e inovação nas explorações agrícolas

0
30
blank
DR

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, em São Miguel, que o Governo dos Açores vai avançar com dois programas, o PROAGRI e o i9AGRI, que estão vocacionados para o apoio à inovação, modernização e aumento da competitividade das explorações agrícolas.

“Esta reunião serviu para apresentar dois novos programas de apoio à modernização e inovação, designadamente o PROAGRI e o i9AGRI, que o Governo dos Açores desenvolveu em plena articulação com o setor e para os quais espera receber contributos construtivos, no sentido de os melhorar ainda mais”, salientou João Ponte, no final de uma reunião com o presidente da Federação Agrícola dos Açores.

O titular da pasta da Agricultura frisou que se trata de duas importantes ferramentas de apoio ao investimento nas explorações agrícolas orientado para a sustentabilidade, competitividade e inovação, que surgem num momento importante.

“Ambos os programas surgem na fase final do atual Quadro Comunitário de Apoio, que regista já uma elevada adesão por parte dos agricultores, permitindo-lhes continuar a fazer pequenos investimentos nas explorações, recorrendo a verbas regionais”, considerou João Ponte, lembrando que, conjuntamente com a medida de Cessação da Atividade Agrícola, já apresentada à Federação Agrícola, são iniciativas importantes para apoiar o setor a continuar a desenvolver-se e melhorar o seu desempenho.

Relativamente ao PROAGRI, programa de apoio à modernização do setor agrícola, João Ponte salientou que permitirá apoiar investimentos elegíveis até ao montante de 10 mil euros, no caso de aquisição de máquinas e equipamentos, e 15 mil euros, no caso de investimentos em instalação de rede elétrica de baixa tensão.

“Trata-se de um apoio importante para as explorações reduzirem os seus custos, renovarem os equipamentos e melhorem as suas condições de trabalho”, afirmou o governante, acrescentando que se trata de programas mais simples e menos burocráticos do que o PRORURAL.

Quanto ao i9AGRI, programa de apoio à inovação, João Ponte adiantou que está mais focado para cofinanciar a introdução de práticas inovadoras nas explorações agrícolas, tendo em vista a diminuição dos custos de produção, sendo que os investimentos elegíveis vão até 20 mil euros.

“Estamos a falar de um conjunto de tipologia de investimentos que consideramos extremamente importantes hoje em dia e que se prendem, por exemplo, com softwares de apoio à decisão, informatização, agricultura de precisão e sustentabilidade ambiental”, referiu João Ponte, salientando que se pretende, deste modo, contribuir para a melhoria da eficiência das explorações, reduzir custos e melhorar o rendimento das explorações agrícolas.

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas revelou ainda que, em ambos os programas, as taxas de financiamento variam entre 30 e 50%, dependendo do tipo de investimento proposto pelo agricultor.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!