Governo dos Açores continua empenhado em ultrapassar os constrangimentos provocados pelo Furacão Lorenzo

0
17

“Apesar da situação excecional, que levou à destruição do Porto das Lajes das Flores, o Governo Regional dos Açores tudo fez, tudo está a fazer, e tudo fará para repor os estragos e danos provocados pelo Furacão Lorenzo e para garantir o abastecimento regular à população afetada e aos empresários”, realçou Mónica Rocha, esta terça-feira, depois da audição da Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas e do Presidente da Portos dos Açores, ouvidos na Assembleia Legislativa da Região.

A deputada do Grupo Parlamentar do PS/Açores, que falava à margem da reunião do Grupo de Trabalho, destacou ainda que foram prestados todos os esclarecimentos, numa audição de mais de três horas: “Percebe-se o bom trabalho que foi feito quer nas vésperas quer depois da passagem do furacão Lorenzo – uma catástrofe com dimensões nunca previstas -, quer o esforço hercúleo que foi feito por todos os envolvidos nos dias imediatamente após a passagem do furacão e ainda na recuperação que está em curso”.

Mónica Rocha elogiou “a rápida intervenção do executivo açoriano, que elencou os estragos, que realizou as obras mais urgentes para garantir a operacionalidade possível no porto das Flores e, mais tarde, com a flexibilização legislativa para agilizar os procedimentos que eram necessários. Já há projetos lançados, empreitadas em curso e investimentos previstos que, nos próximos anos, permitirão repor alguma da normalidade possível”.

A parlamentar socialista também considerou importante a renovação do contrato com o navio “Malena” “que tem assegurado o abastecimento de mercadorias”. Mónica Rocha adianta que o Governo dos Açores deixou “o compromisso de continuar a empenhar todos os esforços para ultrapassar os constrangimentos ao abastecimento que continua, naturalmente, a ser afetado pela destruição total do Porto das Flores e pelo mau tempo que se faz sentir mais intensamente em alguns períodos”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO