Governo dos Açores contribui para que todos tenham acesso à mobilidade elétrica

0
28
DR

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou que o Governo dos Açores tem implementado uma estratégia que “contribui para que todos tenham acesso à mobilidade elétrica”.

Marta Guerreiro falava, em Ponta Delgada, no âmbito da assinatura do contrato para fornecimento, instalação e manutenção de 16 pontos de carregamento rápido da rede de mobilidade elétrica dos Açores, com a empresa EVCE Power, no âmbito da conclusão da segunda fase do respetivo concurso público internacional.

“O momento que assinalamos hoje é mais um pequeno grande passo para fazer com que a massificação do veículo elétrico seja uma verdadeira realidade na nossa Região”, frisou.

Segundo a governante, até ao final do ano, serão instalados os primeiros 8 pontos de carregamento rápido, do total dos 16, designadamente em Vila do Porto na ilha de Santa Maria, em Ponta Delgada na ilha de São Miguel, em Angra do Heroísmo na ilha Terceira, em Santa Cruz da Graciosa na ilha da Graciosa, na Madalena do Pico na ilha do Pico, na Horta na ilha do Faial, nas Velas na ilha de São Jorge e nas Lajes das Flores na ilha das Flores.

A rede de 26 pontos de carregamento de veículos elétricos de acesso público abrangerá todas as ilhas e concelhos do arquipélago dos Açores, 10 dos quais fruto de protocolos com as Câmaras Municipais, a instalar também este ano.

A titular da pasta da Energia reforçou que o papel do executivo é garantir que esta seja uma rede que proporcione “conforto” e “segurança” a todos os utilizadores de veículos elétricos, que se pretende que “sejam num número cada vez maior”.

Na ocasião, a Secretária Regional lembrou a aprovação, recentemente, na Assembleia Legislativa, do Decreto Legislativo Regional que define a Estratégia para a Implementação da Mobilidade Elétrica nos Açores, que prevê, não só os pontos de carregamento, bem como incentivos financeiros à aquisição de veículos elétricos e medidas de discriminação positiva para os seus utilizadores, como por exemplo, a possibilidade de estacionamento reservado e gratuito.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO