Governo dos Açores inicia quarta-feira visita estatutária à ilha Graciosa

0
11

O Governo dos Açores inicia esta quarta-feira a visita estatutária à Graciosa, durante a qual Vasco Cordeiro, entre outras iniciativas, vai inaugurar a nova Torre de Controlo do Aeródromo desta ilha e o projeto de aproveitamento de energias renováveis Graciólica, e presidir ao lançamento de uma marca de vinho produzida pela Adega e Cooperativa Agrícola da Graciosa.

Nesta visita, os membros do Governo Regional estarão disponíveis, como habitualmente, para receber os Graciosenses que lhes pretendam colocar diretamente as suas questões, numa iniciativa que pretende reforçar a política de proximidade com os Açorianos e que se repete, desde o início da anterior legislatura, em todas as visitas estatutárias.

Na quarta-feira de manhã, logo após a chegada, Vasco Cordeiro preside à cerimónia de inauguração da nova Torre de Controlo do Aeródromo da Graciosa, que representou um investimento de cerca de 1,4 milhões de euros, seguindo depois para a cerimónia que assinala o lançamento do vinho certificado como Denominação de Origem (DO) ‘Pedras Brancas 2018’, na Adega e Cooperativa Agrícola, de que foram produzidas 5.000 garrafas.

Durante a tarde, o Presidente do Governo vai entregar diplomas do Curso ABC de 3.º Ciclo e certificados da formação em Inglês, numa cerimónia que assinala também a abertura de uma nova turma de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, no âmbito da Rede Valorizar.

Vasco Cordeiro vai depois reunir-se com o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Manuel Avelar, terminando este primeiro dia com a reunião do Governo dos Açores com o Conselho de Ilha.

O Presidente do Governo inicia o segundo dia desta visita estatutária com a inauguração do projeto Graciólica, um investimento superior a 22 milhões de euros na área das energias renováveis, com caraterísticas inovadoras a nível europeu, participando depois num evento alusivo ao Dia Mundial da Justiça Social.

A inauguração da obra de beneficiação do Caminho Florestal da Canada da Serra, que beneficia o acesso a 32 hectares de pastagens e 39 hectares de baldios, e a entrega de diplomas a pescadores que frequentaram o Curso de Operador de Rádio no GMDSS – Sistema de Socorro e Segurança Marítima Global completam o programa desta manhã.

Durante a tarde, Vasco Cordeiro visita a obra em curso na muralha da Praia e participa num Convívio Intergeracional de Carnaval, uma iniciativa da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa que conta com a participação de várias dezenas de idosos e crianças, terminando este dia com a reunião do Conselho do Governo.

O programa da visita estatutária à Graciosa inclui ainda, como habitualmente, visitas dos membros do Governo a diversos investimentos em curso, além de reuniões com várias entidades da ilha.

A inauguração do Miradouro do Carapacho e de um ponto de carregamento para viaturas elétricas, a apresentação da segunda fase do projeto ‘Quinta Mágica’, bem como dos projetos de requalificação do Largo 1.º de Dezembro, na Luz, e de beneficiação do Caminho Agrícola do Pavão, no POA Santa Cruz-Guadalupe, são algumas das iniciativas incluídas no programa desta visita estatutária, que também inclui o lançamento de um Estudo sobre a Prevalência da Fibromialgia nos Açores e a assinatura de um contrato com o Centro Paroquial de Nossa Senhora da Luz para a aquisição de uma viatura ao abrigo do programa Solidariedade em Movimento.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO