Governo dos Açores inicia segunda-feira visita estatutária à ilha de Santa Maria

0
11
DR

O Governo dos Açores inicia, esta segunda-feira, a visita estatutária a Santa Maria, durante a qual, entre outras iniciativas, Vasco Cordeiro vai presidir à inauguração da Incubadora de Empresas do Centro de Desenvolvimento e Inovação da ilha, um investimento de cerca de 2,2 milhões de euros que resultou da requalificação das antigas Oficinas Gerais ligadas à aeronáutica.

O programa desta visita estatutária inclui ainda, como acontece desde o início da anterior legislatura, um período em que os membros do Governo estão disponíveis para receber os Marienses que lhes pretendam colocar diretamente as suas questões, numa iniciativa que visa reforçar a política de proximidade com os Açorianos.

Na segunda-feira à tarde, logo depois da chegada à ilha, o Presidente do Governo vai presidir à inauguração da Incubadora de Empresas do Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial de Santa Maria, reunindo depois com o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Carlos Rodrigues, a que se segue a reunião do Executivo açoriano com o Conselho de Ilha.

Vasco Cordeiro visita, na manhã de terça-feira, várias habitações devolutas nos denominados ‘Bairros do Aeroporto’ que vão ser recuperadas, num investimento de cerca de 355 mil euros, presidindo depois à apresentação do programa “Vigilante da Natureza Júnior dos Açores” aos alunos e professores da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, uma iniciativa que visa a preservação do património natural e é dirigida a crianças e jovens entre os 8 e os 15 anos.

Durante a tarde, o Presidente do Governo inaugura a primeira fase da beneficiação do Caminho Rural do Facho, que melhora os acessos a três dezenas de explorações agrícolas, e participa num convívio com cerca de uma centena de meia de idosos marienses, terminando este dia com a habitual reunião do Conselho do Governo.

Na quarta-feira de manhã, Vasco Cordeiro preside à entrega de diplomas dos Cursos de Aquisição Básica de Competências (ABC) do 2.º e do 3.º Ciclo e de certificados da formação de Inglês, numa cerimónia que assinala também a abertura de duas novas turmas de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), envolvendo mais de duas dezenas de formandos.

O programa da visita a Santa Maria, como habitualmente, inclui ainda visitas dos membros do Governo a diversos investimentos em curso na ilha, além de reuniões com várias entidades e instituições locais.

A inauguração dos reservatórios do Cardal e do Poço Grande, assim como do Merendário da Maia, a renomeação da Reserva Florestal de Recreio do Valverde em homenagem ao Eng. Emiliano Costa, primeiro Regente Florestal de Santa Maria, a assinatura do compromisso de criação da Rede Local de Intervenção do concelho de Vila do Porto, a abertura de uma formação no âmbito do projeto Oficinas de Parentalidade Positiva e a apresentação do projeto de prevenção e monitorização do risco de queda de idosos no domicílio, que será implementado na USI de Santa Maria, são algumas das iniciativas que constam do programa desta visita.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO