Governo dos Açores inicia segunda-feira visita estatutária à ilha do Pico

0
111
DR

O Governo dos Açores inicia hoje a visita estatutária à ilha do Pico, na qual o Presidente Vasco Cordeiro, entre outras iniciativas, vai visitar e inaugurar diversos investimentos nas áreas dos transportes marítimos, da solidariedade social, do ambiente, do turismo, da agricultura e das pescas.

No primeiro dia, logo após a chegada, Vasco Cordeiro visita a obra, já concluída, de reparação dos estragos provocados pelo mau tempo no Porto da Madalena, que representou um investimento de cerca de 5,2 milhões de euros, e preside, à tarde, à cerimónia de inauguração da ampliação e beneficiação do Centro de Apoio ao Idoso da Madalena, durante a qual será também assinado o auto de consignação da empreitada de requalificação do edifício para Creche, Jardim de Infância e Centro de Atividades de Tempos Livres da Santa Casa da Misericórdia.

Ainda no primeiro dia da visita estatutária, o Presidente do Governo reúne-se com a Associação de Municípios da Ilha do Pico, terminando este dia com a habitual reunião do Governo dos Açores com o Conselho de Ilha.

Na terça-feira, durante a manhã, Vasco Cordeiro vai inaugurar a Casa dos Vulcões, um investimento de cerca de dois milhões de euros dedicado ao conhecimento do património geológico do arquipélago e que integra a Rede de Centros Ambientais dos Açores, que conta, a partir de agora, com 23 espaços em todas as ilhas.

A inauguração do Centro de Atividades de Tempos Livres da Casa do Povo das Bandeiras, que serve cerca de duas dezenas de crianças, e a cerimónia de assinatura de contratos na área da habitação com a Câmara Municipal das Lajes do Pico, com as Juntas de Freguesia das Lajes, Ribeiras, Ribeirinha e São João e com cidadãos do Pico constituem outros pontos da agenda da visita estatutária.

Vasco Cordeiro inaugura depois o furo de captação de água do Cabeço Pequeno e a sua ligação à rede existente, que beneficia mais de uma centena de explorações agrícolas, e preside, ao final da tarde, ao lançamento do livro “Vulcões e a Humanidade. Açores: evocando a história vulcânica e humana”, dos vulcanólogos Zilda Melo França, Robert Tilling e Victor Hugo Forjaz, com fotografias de Motomaro Shirao, terminando o dia com a reunião do Conselho do Governo.

Na quarta-feira, o Presidente do Governo preside, de manhã, à apresentação da solução técnica para o Terminal de Passageiros do Porto de São Roque do Pico e inaugura, ao princípio da tarde, as Casas de Aprestos e o Posto de Recolha do Núcleo de Pescas de São Roque do Pico.

Nesta visita estatutária ao Pico, os membros do Executivo regional, tal como acontece desde o início da anterior legislatura, estarão disponíveis para receber os Picoenses que lhes pretendam colocar diretamente as suas questões, numa iniciativa que pretende reforçar a política de proximidade com os Açorianos.

O programa desta visita estatutária, como habitualmente, inclui ainda visitas dos membros do Governo a diversos investimentos em curso, além de reuniões com várias entidades da ilha.

A apresentação dos projetos para a construção dos miradouros da Cascalheira, nas Lajes do Pico, e do Planalto Central, no concelho da Madalena, assim como a entrega do certificado ISSO 22000 ao Matadouro do Pico são alguns dos eventos que integram o programa desta visita, que também inclui a apresentação do 5.º Azores Trail Run, a assinatura do contrato da empreitada de requalificação da zona envolvente da nova EBS das Lajes do Pico, assim como a apresentação do manual “Açores Recebe Bem”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO