Governo dos Açores investe 130 mil euros no reforço da eletrificação e do abastecimento de água a explorações agrícolas em São Miguel

0
46

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da IROA, lançou hoje dois concursos públicos para reforçar a eletrificação e o abastecimento de água a explorações agrícolas na ilha de São Miguel, representando um investimento global de 130 mil euros.

Em causa estão investimentos reprodutivos e fundamentais para assegurar sustentabilidade ao setor, que o Governo dos Açores tem vindo a implementar em todas as ilhas com o objetivo de melhorar a competitividade das explorações, reduzir custos de produção e mitigar os efeitos das alterações climáticas.

O primeiro concurso, hoje publicado em Jornal Oficial, pretende reforçar o acesso à eletrificação das explorações agrícolas localizadas no Perímetro de Ordenamento Agrícola (POA) da Zona Central da ilha de São Miguel.

Foi também publicado o concurso público para a empreitada de construção de um reservatório metálico com capacidade para 250 metros cúbicos de água na freguesia das Sete Cidades, permitindo reforçar a capacidade de armazenamento de água destinada ao setor.

Com esta empreitada, o Governo Regional dá também resposta às solicitações recebidas dos agricultores, das organizações de produtores e da Junta de Freguesia.

Este ano, a IROA vai investir quase 56% do seu orçamento total em obras de abastecimento de água em todas as ilhas dos Açores.

Investir na modernização das infraestruturas agrícolas, como é o caso da eletrificação e do abastecimento de água, é apostar no futuro do setor, dando confiança e ajudando os agricultores a estar mais bem preparados para vencer os desafios futuros.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO