Governo dos Açores pretende instalar um gabinete de representação em Bruxelas

0
9

O Governo dos Açores pretende criar um Conselho para a Internacionalização e a curto prazo instalar um gabinete de representação em Bruxelas, anunciou o secretário regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, na sua intervenção no decorrer do debate sobre o Programa do Governo para esta XI Legislatura.

“A implementação de um Conselho Açoriano para a Internacionalização colocará a concertação entre os diferentes parceiros das relações externas em articulação com os desafios que se colocam aos Açores”, explicou Rui Bettencourt.

Rui Bettencourt esclareceu que a “estratégia central para a ação externa açoriana” resume-se a “levar os Açores ao mundo e trazer o mundo aos Açores”, realçando que a região tem “sabido afirmar-se nas instâncias europeias”.

Exemplo disso, adiantou, “é o facto de os Açores presidirem hoje a um dos maiores e mais prestigiados organismos europeus, a Conferência das Regiões Periféricas Marítimas, que representa mais de 150 regiões e cerca de 200 milhões de pessoas”, presidido pelo chefe do executivo açoriano, Vasco Cordeiro, num segundo mandato.

Rui Bettencourt considerou que instalação a curto prazo de uma Representação dos Açores em Bruxelas”, apresenta-se como uma “peça central na estratégia de defesa integral dos interesses açorianos junto das instituições europeias, em interligação com organismos públicos e privados, atores e agentes do desenvolvimento económico e social da nossa região”.

Nesta matéria das relações externas, Rui Bettencourt acrescentou que terá, igualmente, atenção do Governo dos Açores a projeção “na Macaronésia, nos Estados Unidos da América e no Canadá, e nos países de particular interesse, quer em termos económicos, quer em termos de parcerias estratégicas”.

Como prioridade, o secretário regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas apontou ainda como prioridade a integração dos imigrantes e a reintegração dos emigrantes regressados, e garantiu redobrada atenção “com a integração dos açorianos no exterior”, sendo que, neste caso, prometeu uma particular atenção à situação das comunidades açorianas nos Estados Unidos.

 

SUBSCREVA A ASSINATURA. Basta preencher o formulário

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScF1d_clSmrQ16Tj0nvB7RJMzSS4JV3xf0WoCWtiykBM8hEKA/viewform

https://www.tribunadasilhas.pt/

https://www.facebook.com/tribunadasilhas

https://twitter.com/tribunadasilhas

http://issuu.com/tribunadasilhas

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO