Governo dos Açores quer integrar Comité Científico Agroalimentar de âmbito nacional

0
20
DR/GACS
DR/GACS

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural manifestou a intenção do Governo dos Açores em integrar o Comité Científico Agroalimentar, aprovado pela Assembleia da República em 22 de fevereiro de 2018.

Na carta dirigida à Ministra da Agricultura, António Ventura questiona “sobre a sua existência e, consequentemente, sobre as suas reuniões”, recordando a resolução aprovada na altura, da qual foi também signatário, enquanto deputado do PSD à Assembleia da República eleito pelos Açores.

O documento previa a criação de um “Comité Científico no âmbito dos agroalimentos, constituído por entidades como a Ordem dos Nutricionistas, a Ordem dos Médicos, as Academias científicas e Institutos vocacionados para a investigação e a pesquisa científica no âmbito dos agroalimentos”.

A comissão científica foi criada com o intuito de “estabelecer um consenso a nível académico” de forma a “recuperar a confiança dos consumidores” e a “desfazer mitos” relacionados com a agroalimentação.

Visa ainda “concentrar a informação dispersa, apoiar agricultores e produtores a desenvolverem produtos endógenos e reforçar a investigação, experimentação, apoio, acompanhamento e aconselhamento agrícola, criando condições para os agricultores mais pequenos acederem à inovação”.

“Atualmente, apesar do maior conhecimento científico sobre o efeito que a alimentação tem na saúde humana, existe muita desinformação sobre o papel de certos alimentos, resultante do interesse económico de grandes empresas multinacionais”, refere o documento.

A resolução acrescentava que perante o vasto leque de regimes alimentares, “a política pública deve promover hábitos e opções alimentares saudáveis, intervindo ao nível da educação da população mais jovem, ao nível da transparência da informação, ao nível fiscal e ao nível da investigação e ciência em alimentação e nutrição”.

A carta endereçada à Ministra da Agricultura frisa “o papel que a informação produzida por um comité científico agroalimentar poderá ter no desempenho das exportações nacionais, promovendo e produtos de qualidade comprovada.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO