Governo dos Açores renova parceria com o INOVA para potenciar o termalismo

0
60
blank

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores tem vindo a trabalhar com o INOVA – Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores numa parceria que pretende potenciar o termalismo no arquipélago.

“O desenvolvimento do turismo dos Açores passa pela multiplicidade dos seus produtos turísticos, pelo que nos interessa potenciar o termalismo e o turismo de saúde e bem-estar, valorizando, desta forma, os recursos endógenos da Região, nomeadamente a pedra pomes, as águas e as lamas termais, e o seu aproveitamento para fins turísticos”, frisou Marta Guerreiro.

A Secretária Regional falava na assinatura de um contrato-programa de desenvolvimento de promoção, animação e qualificação da oferta turística com o INOVA, com vista ao desenvolvimento do projeto i-TERMAL Inovação em Termalismo e Turismo Termal 2019, com um valor na ordem dos 70 mil euros.

Segundo a governante, este é um projeto que permitir “implementar estratégias de inovação no termalismo e a exploração e valorização de recursos geoambientais dos Açores através de novos produtos, capazes de gerar mais-valias no turismo de saúde e bem-estar, bem como no ‘cluster’ da dermocosmética e dermoterapêutica”.

A titular da pasta do Turismo referiu que esta iniciativa permitirá “garantir a gestão sustentada dos recursos hidrotermais dos Açores, potenciar novos negócios neste domínio e disponibilizar informação que leve ao desenvolvimento de novos produtos e serviços baseados nestes recursos, procurando, sempre, a sua valorização, para além de contribuir para a qualificação da oferta turística, com a realização de workshops, reuniões técnicas e ações de formação, essenciais no processo de certificação das termas e espaços termais dos Açores”.

“É inegável o elevado potencial de investimento nos setores do termalismo e das águas minerais naturais, incluindo o seu aproveitamento em centros termais e infraestruturas lúdicas de bem-estar”, sublinhou a Secretária Regional.

“Com o crescimento verificado no setor do turismo, é imperativo o aparecimento de atividades que complementem e diversifiquem a nossa oferta, ao mesmo tempo que contribuem para a divulgação e a promoção do destino Açores no exterior”, acrescentou.

Marta Guerreiro afirmou que “o Governo dos Açores acredita que esta parceria é fundamental para uma afirmação definitiva e sustentada do turismo termal no arquipélago, em especial no contexto nacional e europeu, promovendo o aumento da permanência média e das receitas provenientes desta atividade, bem como uma distribuição dos fluxos turísticos ao longo de todo o ano”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!