Governo está a asfixiar as associações de proteção animal com corte de metade dos apoios para 2023

0
31
DR
DR

As associações de proteção animal dos Açores estão a ser informadas pelo Governo de que o apoio público que recebem será cortado para cerca de metade este ano. O Bloco de Esquerda diz que esta opção vai asfixiar estas associações que acabam por fazer um trabalho que devia ser uma responsabilidade do próprio governo.

O Bloco de Esquerda tem conhecimento de associações que já foram informadas formalmente desta decisão e que estão muito preocupadas porque vão ficar numa situação financeira insustentável, sem capacidade para pagar os tratamentos veterinários e a alimentação dos animais que têm a seu cargo.

O Governo alega que o número de associações aumentou e por isso cada uma vai receber menos apoio.

O Bloco de Esquerda considera que, se o número de associações aumentou, é porque a necessidade de acolher e tratar de animais abandonados também aumentou, por um lado porque, finalmente, entrou em vigor nos Açores a política de ‘abate zero’, mas também devido às dificuldades económicas por que muitas famílias estão a passar.

Por isso, o Bloco considera que as verbas destinadas a apoiar a atividade das associações de proteção animal tem que aumentar, por forma a manter os níveis dos apoios das que já existiam, mas também garantir meios para as novas associações desempenharem o seu importante papel na proteção animal.

O Governo demite-se da responsabilidade de acolher, tratar e encontrar soluções de adoção para os animais abandonados e errantes, atribuindo este trabalho às associações, e agora faz um corte drástico nas verbas que atribui às associações para cumprirem esta tarefa.

Esta decisão do governo é irresponsável e insensível, por isso, o Bloco defende que deve ser imediatamente revertida.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!