Governo Regional designa Conselho Científico e Comissão Coordenadora do programa “Ler Açores”

0
35
DR

O Governo dos Açores, por despacho do Secretário Regional da Educação e Cultura, designou Laborinho Lúcio, Filipe Leal, Magda Costa Carvalho Teixeira, Miguel Monjardino e Nuno Costa Santos  como membros do Conselho Científico para a gestão do programa “Ler Açores”.

 

O Conselho Científico, que tem caráter consultivo, tem competências em matéria de reflexão e discussão, validação e monitorização, diagnóstico e projeção das problemáticas ligadas à leitura.

 

Este conselho reúne, pelo menos, uma vez por ano, obrigatoriamente para aprovação da proposta de seleção anual dos livros a promover e a integrar no plano anual, entre outros aspetos.

 

No mesmo despacho, hoje publicado em Jornal Oficial, Avelino Meneses designou também Ana Beatriz Faustino, Rui Moreira, Susan Sequeira, Lúcia Santos, Madalena San-Bento, Luzia Borges e Nuno Martins como membros da Comissão Coordenadora daquele programa.

 

O Governo Regional ao determinar, em finais de maio, a implementação do programa “Ler Açores”, juntando o Plano Regional de Leitura, a Rede de Leitura Pública e a Rede Regional de Bibliotecas Escolares num programa unificado, pretende tornar a promoção do livro e da leitura um objetivo transversal às políticas culturais e sociais na Região.

 

O programa “Ler Açores” visa ainda o aumento sustentado dos níveis da literacia e de leitura, a diversificação das tipologias e dos suportes da leitura e o enraizamento dos hábitos de leitura em todos os estratos da população residente nas diversas ilhas do arquipélago.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO