Governo Regional dos Açores debate desafios do mar, das pescas e da agricultura numa Região Ultraperiférica

0
11

O gabinete do Subsecretário Regional da Presidência promove, nos dias 28 e 29 de outubro, o fórum “O Futuro dos Açores na Europa”, com sessões dedicadas à temática dos desafios do mar, das pescas e da agricultura numa Região Ultraperiférica.

No entender de Pedro de Faria e Castro, Subsecretário Regional da Presidência, “as pescas, o mar e a agricultura são áreas determinantes” para os Açores.

“Transmitirmos a nossa visão, onde incluímos os desafios de se viver numa Região Ultraperiférica, tornando-se determinante para termos uma voz ativa junto das instituições europeias naquele que é o maior debate europeu”, frisa o governante.

Na quinta-feira, dia 28, tem lugar a sessão intitulada “Desafios no âmbito do mar e das pescas numa Região Ultraperiférica”, coorganizada com a Secretaria Regional do Mar e das Pescas, que terá como oradores Pedro Neves, Diretor Regional dos Assuntos do Mar, e Luís Costa, Diretor de Serviços de Recursos, Frota Pesqueira e Aquicultura, sendo que a moderação estará a cargo de Daniela Costa, secretária-geral do Conselho Consultivo para as Regiões Ultraperiféricas (CCRUP).

Já na sexta-feira, dia 29, decorre a sessão sob o tema “Desafios da Agricultura numa Região Ultraperiférica”, organizada em conjunto com a Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, que terá como orador Pedro Hintze Ribeiro, Diretor Regional da Agricultura, e que será moderada por Luís Estrela, Diretor do Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel.

Ambas as sessões, que decorrem virtualmente entre as 10h30 e as 12h30, através da Plataforma Webex, realizam-se no âmbito da participação dos Açores na Conferência sobre o Futuro da Europa (COFOE), que pretende promover uma série de debates e discussões que permita às pessoas de toda a Europa partilhar ideias que possam ajudar a moldar um futuro comum.

Deste modo, o Governo Regional dos Açores associa-se à COFOE e contribui para este debate a nível europeu com a realização de uma série de fóruns regionais temáticos, que permitem dar voz aos cidadãos açorianos e recolher contributos sobre as matérias em discussão e sobre o que deverá ser a participação da Região na União Europeia.

No final de cada sessão tem lugar um debate aberto, para os participantes apresentarem as suas ideias e propostas que possam melhorar as políticas públicas nessas áreas ao nível europeu.

Sessão 4, dia 28 de outubro
Sessão 5, dia 29 de outubro

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO