Graciosa recebe quarta Conferência do Ciclo “45 anos – Os desafios da Autonomia” com o tema “Agricultura sustentável”

0
28
DR/ALRAA
DR/ALRAA

A Graciosa é a quarta ilha a receber o Ciclo de Conferências “45 Anos – Os Desafios da
Autonomia”, organizado pela Assembleia Legislativa dos Açores no âmbito das comemorações da Autonomia Regional. “O Desafio da Agricultura Sustentável” é o tema que estará em análise a partir das 19h00 de quinta-feira, 24 de março, no Auditório Municipal do Centro Cultural da ilha Graciosa.

Esta quarta Conferência será presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia, e terá como oradores principais o Professor Doutor José Matos, da Universidade dos Açores, e o produtor biológico, Avelino Ormonde, da empresa Biofontinhas.

Reputado especialista e profundo conhecedor da realidade agrícola dos Açores, o Professor
Doutor José Matos, da Universidade dos Açores, apresentará uma comunicação intitulada “Os desafios da sustentabilidade da agricultura dos Açores em tempos de grande incerteza”.

Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente e Médico Veterinário de formação, o professor José Matos iniciou funções na Universidade dos Açores em 1978, tendo uma longa carreira no ensino, onde se notabilizou como especialista em Zootecnia e Qualidade Alimentar, tendo lecionado também várias cadeiras na área da microbiologia, virologia, patologia geral e anatomia patológica.

Já o segundo conferencista Avelino Ormonde, orador habitual em fóruns de agricultura,
nacionais e internacionais, é um dos dois portugueses que integra como formador o projeto
europeu Radiant, que envolve 16 países na promoção de uma maior diversidade de culturas e na procura de maior tolerância a condições adversas.

Produtor biológico com cerca de trinta anos de experiência no terreno, considera-se um
agricultor que pratica a agricultura ecológica e vai falar da sua visão para o futuro, com uma comunicação intitulada “Açores, no caminho da agroecologia”.

Esta quarta Conferência do Ciclo “45 Anos – Os desafios da Autonomia” encerra a visita oficial do Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores à ilha Graciosa, que se iniciou a 22 de março.