Grupo de trabalho entrega proposta de Plano Regional de Desenvolvimento da Fruticultura ao Governo dos Açores

0
9
DR

O grupo de trabalho coordenado por David Horta Lopes, da Universidade dos Açores, entregou hoje ao Secretário Regional da Agricultura e Florestas a proposta de Plano Regional de Desenvolvimento da Fruticultura, um documento orientador e estratégico que visa auxiliar o Executivo a definir políticas públicas na próxima década tendo em vista o crescimento deste setor.

“O designado ‘Profruta’ é um documento orientador da ação governativa nos próximos anos, que contém várias medidas concretas de ação com vista a estimular o crescimento sustentável do setor frutícola nos Açores”, afirmou João Ponte.

O governante destacou que este não é um plano fechado, uma vez que ainda decorrerá uma apresentação pública a que se seguirá a fase de consulta pública, onde os interessados poderão apresentar propostas para enriquecer este documento estratégico.

O grupo de trabalho que elaborou o ‘Profruta’ incluiu técnicos da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, especialistas no setor da fruticultura, a Universidade dos Açores e as organizações de produtores.

João Ponte destacou o potencial que existe na Região para produzir mais fruta de qualidade, que pode e deve ser melhor aproveitado, embora existam diferenças de ilha para ilha.

“É fundamental o crescimento deste setor para aproveitarmos devidamente o potencial existente, reduzir as importações de fruta e, ao mesmo tempo, poder exportar algumas frutas, melhorando o nosso posicionamento no mercado externo”, salientou o Secretário Regional.

Para João Ponte, este plano, a par de outros que já estão concluídos, é muito importante para o crescimento da agricultura, do setor da diversificação, para melhorar e complementar o rendimento dos agricultores, acrescentando que “nesta legislatura tem havido um crescimento muito assinalável ao nível da diversificação agrícola, havendo a expetativa que assim continue no futuro”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO