Grupo Parlamentar do PS/Açores inicia Roteiro da Solidariedade Social no Lar das Criancinhas

0
8

O grupo parlamentar do PS/Açores iniciou hoje um roteiro da Solidariedade Social com uma visita ao Lar das Criancinhas, na Horta.

De acordo com Lúcio Rodrigues, o objetivo deste roteiro é “reunir com as pessoas, ouvi-las e fazer diagnósticos”, e ao mesmo tempo transmitir o enquadramento político que o PS dá às áreas de abrangência social. Lembrando que esta semana foi aprovado o novo Código de Ação Social pelo parlamento açoriano, o deputado entende que este permitirá aumentar o apoio às instituições de solidariedade social e contribuir “para a equidade e justiça social”.

Do encontro com os responsáveis por esta instituição os deputados socialistas levam “notas positivas e negativas” que, segundo Lúcio Rodrigues, serão analisadas após a conclusão do roteiro, que deverá passar por todas as ilhas dos Açores, para depois ser elaborado “um guião que ajude todas as instituições a estarem mais próximas do Governo, e vice-versa”.

O deputado destaca o “grande trabalho” que o Lar das Criancinhas tem vindo a desenvolver, salientando o “trabalho solidário fundamental” levado a cabo pelos seus responsáveis. Com cerca de 200 crianças e 60 funcionários, esta instituição debate-se há algum tempo com falta de espaço, problema que foi abordado nesta reunião. Sobre esta questão, Lúcio Rodrigues lembra que a anteproposta de Plano e Orçamento do Governo Regional para 2014 prevê uma verba destinada à remodelação destas instalações. Com a conclusão da creche dos Flamengos, a rede de amas e a realização desta remodelação agora prevista para o Lar das Criancinhas, Lúcio Rodrigues entende que se começa “fechar o ciclo à volta da questão das creches no Faial”.

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO