HOR > LIS > HOR

0
32
Rui Martins
Rui Martins

Ainda esta semana, no diário Faialense, saiu uma notícia afirmando que a Comissão Europeia iria impor o fim das ligações entre Faial, Pico e Santa Maria com Lisboa. Terminou depois afirmando que os partidos da Coligação de Governo não se iriam opor a este anúncio.

Eu compreendo que alguns jornalistas gostem de “sangue”, nem que para isso se dê a notícia de forma enviesada, nem que para isso não se faça qualquer esclarecimento e apenas se levantem suspeitas. Não posso é considerar que isso seja jornalismo sério.
Então vamos lá a factos. As Obrigações de Serviço Público (OSP) surgem, por um lado, pelo facto de o espaço aéreo das 3 ilhas em causa não estar liberalizado, por outro, pelo facto de a Constituição da República Portuguesa salvaguardar a continuidade territorial.
Pela via da coesão e continuidade territorial, o Orçamento do Estado (OE) tem sempre verbas denominadas de “apoio/subsidio à mobilidade”. É desta rúbrica que saem os milhões para o Metro de Lisboa, Metro do Porto, CP e até mobilidade aérea Lisboa > Bragança (esta última com 5 Milhões de €), etc. Tudo verbas que visam que o preço dos bilhetes não seja exorbitante por um lado, e por outro que as empresas não entrem em bancarrota por não reflectirem os custos operacionais nos bilhetes.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura