Horta comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

0
17
blank

No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado ao tema “Património e Clima”, a Câmara Municipal da Horta abre as portas do Império dos Nobres a toda a população faialense até às 16h30, juntando-se à iniciativa da Direção-Geral do Património Cultural.

Nesta ação, “o Município dá a conhecer a sua história e oferece a todos os que visitarem o Império dos Nobres mini-pães de massa sovada, que carateristicamente estão ligados ao nosso património local”, revelou Maria Antónia Dutra.

Para a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Horta, que deixa o convite a toda a população a visitar no dia de hoje o Império dos Nobres, “esta data serve para alertar a consciência pública relativamente à diversidade do património da nossa ilha e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade”.

O Império dos Nobres, oficialmente denominado Império de Reconhecimento e Beneficência, foi instituído na sequência do voto feito pelos faialenses aquando da erupção vulcânica de 1672, que ocorreu entre as freguesias da Praia do Norte e do Capelo. Este voto, que se mantém até aos dias de hoje, manifesta-se no compromisso perpétuo de a Câmara Municipal da Horta, anualmente, organizar um ato religioso composto de procissão, missa e distribuição de esmolas, de modo a assinalar essa catástrofe natural.

Integradas nas comemorações deste dia, instituído em 18 de abril de 1982 pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, estão agendadas também duas subidas à Torre do Relógio, promovidas pelo Museu da Horta, e ainda uma mostra bibliográfica, organizada pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça.