Resgatada mulher inglesa em situação de enfarte do miocárdio no navio “Celebrity Silhouette”

0
65
blank
Marinha aeronave EH-101 DR Marinha

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-MAR) coordenou, desde as 10H15 (horas locais) de ontem, dia 17 de abril, o resgate de uma passageira de 65 anos, que se encontrava a bordo do navio de passageiros “CELEBRITY SILHOUETTE”, com bandeira de Malta, a navegar a cerca de 330 milhas náuticas (611 quilómetros) a oeste da Ilha de são Miguel.

A passageira, de nacionalidade Inglesa, foi avaliada pela equipa médica de bordo que diagnosticou uma situação de enfarte do miocárdio. O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-MAR) determinou a necessidade de evacuação urgente para assistência médica-hospitalar.

O resgate foi efetuado pela aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que transportou a paciente para o Aeroporto do Funchal, na Ilha da Madeira, onde aterrou esta tarde às 19H31 (horas locais). A paciente foi posteriormente transferida unidade hospitalar.

Estiveram envolvidos nesta operação os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, de Lisboa e o Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal; Da Força Aérea Portuguesa estiveram nesta ação o RCC Lajes, um helicóptero EH-101 e uma aeronave C-295; e ainda o CODU-MAR, uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.