Inaugurada exposição de Custódias do Faial

0
42
blank
exposição custódias DR TI

São 16 as custódias patentes no Museu de Arte Sacra, até dia 10 de junho.

Foi inaugurada a exposição “Custódias do Faial” no Museu de Arte Sacra da Horta (MASH), estando patentes 16 custódias: das 13 freguesias faialenses, uma da Ordem Terceira de São Francisco, um da Ordem Terceira do Carmo e ainda outra da Diocese de Angra.

A exposição “pretende transmitir a forma como os faialenses têm expressado a sua devoção ao Santíssimo Sacramento ao longo dos séculos”, afirmou o padre Marco Luciano Carvalho acrescentado que estas datam do século XVI ao século XIX e algumas das peças estão ao serviço do culto. O diretor do MASH acredita que as custódias são “um testemunho material de grande fé” e são prova viva “da Igreja como fiel depositária de um vastíssimo património de arte sacra que urge preservar”.

Ivo Scapolo, Núncio Apostólico em Portugal, marcou presença na abertura da exposição, a 12 de abril. Em nome do Papa Francisco deixou votos que “a exposição seja uma ocasião para, não só, apreciar este património religioso e apostólico, mas sobretudo este património que todos temos que manter vivo e passar às próximas gerações”.

As “Custódia do Faial” estão patentes até dia 10 de junho, no MASH, Igreja do Carmo.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!