Incentivos do Governo Regional incrementam internacionalização da economia açoriana

0
5
DR

O Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade destacou hoje, em São Miguel, o papel “muito importante” do Subsistema para a Internacionalização das empresas açorianas no apoio, entre outros, à exportação de produtos, adiantando que esta medida tem registado “uma enorme adesão”, demonstrando, desde modo, a significativa importância que este subsistema tem junto das empresas exportadoras da Região.

Ricardo Medeiros falava à margem de uma visita à empresa Quintal dos Açores, que, entre outras atividades, se dedica ao fabrico de compotas e geleias e exporta grande parte dos seus produtos, beneficiando, para o efeito, do apoio concedido à venda de produtos para fora da Região.

Segundo o Diretor Regional, ao abrigo do Subsistema para a Internacionalização, já foram rececionadas “279 candidaturas, envolvendo um montante de apoio superior a 21 milhões de euros”, valor que considerou “muito representativo” de apoio direto às empresas, mas que também permitiu incentivar a produção de produtos regionais e a sua certificação como produtos Marca Açores.

O aumento de consumo de produtos Marca Açores, que, desde que foi lançada, tem contribuído com crescimentos a dois dígitos nas vendas, segundo Ricardo Medeiros, também tem “contribuído para a variação do índice de vendas no comércio a retalho de produtos alimentares, o qual, em julho, apresentou, a preços constantes, uma variação mensal homóloga positiva de 3,05% e trimestral homóloga, igualmente positiva, de 3,85%, segundo informações do Serviço Regional de Estatística dos Açores”.

Segundo os dados do SREA, referiu Ricardo Medeiros, estes valores corrigidos dos efeitos do calendário e da sazonalidade são, de igual modo, positivos, verificando-se um acréscimo de 4,16% relativamente à variação média dos últimos 12 meses e de 0.13 % na variação mensal.

“O incremento do consumo de produtos dos Açores e dos produtos Marca Açores e o apoio às empresas de restauração e hotelaria, assim como a todas as empresas açorianas, tem sido uma estratégia deste Governo que se tem revelado muito assertiva”, frisou o Diretor Regional.

Para Ricardo Medeiros, o atual dinamismo económico tem contribuído, de forma determinante, para a criação de emprego e sustentabilidade das empresas regionais, bem como para o desenvolvimento dos Açores.

“Vamos, neste sentido, continuar a desenvolver medidas como esta, de forma a criar oportunidades únicas para as nossas empresas e empresários”, frisou o Diretor Regional.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO