Inscrições para o Encontro Internacional de Genealogia Açoriana abertas até 31 de março

0
20
DR

O Diretor Regional das Comunidades anunciou hoje, no Nordeste, que estão abertas as inscrições para o Encontro Internacional de Genealogia Açoriana, que se realiza de 16 a 19 de abril, em Angra do Heroísmo e na Praia da Vitória, na ilha Terceira.

Paulo Teves, que falava na conferência ‘Açorianos – cidadãos do mundo’, no âmbito das comemorações do 22.º aniversário da Escola Profissional de Nordeste, salientou que “o Povo Açoriano foi-se adaptando, ao longo dos séculos, a novos mundos, contribuindo para o desenvolvimento de inúmeras sociedades através da sua efetiva participação”.

Nesse sentido, sublinhou que, “ainda hoje, por exemplo, passados mais de 400 anos, existe, no Maranhão, Brasil, um impressionante sentimento de pertença aos Açores, que deve ser estimulado e divulgado”.

“A genealogia assume uma importância ímpar na ligação que queremos incrementar entre a diáspora e a Região”, uma vez que “permite que milhares de descendentes consigam encontrar e visitar as suas origens, para além de poderem intervir ativamente nas suas comunidades, objetivo para o qual o Encontro Internacional de Genealogia Açoriana seguramente contribuirá”, frisou Paulo Teves.

Esta iniciativa do Governo dos Açores, através das direções regionais das Comunidades, da Cultura e do Turismo, pretende dar a conhecer os estudos e pesquisas realizados por diversas instituições, historiadores e investigadores da área da genealogia, proporcionando, ao mesmo tempo, um espaço de diálogo privilegiado para o debate e para a troca de conhecimentos e de experiências entre os participantes do encontro.

O Encontro Internacional de Genealogia Açoriana incluirá várias oficinas de trabalho, bem como conferências e palestras com especialistas na área da genealogia.

Os interessados em assistir e/ou apresentar comunicações devem proceder à sua inscrição até 31 de março, através do formulário online disponível na página da Direção Regional das Comunidades, no Portal do Governo dos Açores, em www.azores.gov.pt, onde pode também ser consultado o Regulamento do encontro.

Com a realização do Encontro Internacional de Genealogia Açoriana, o Governo dos Açores procura juntar, no mesmo espaço, instituições que trabalham na área da genealogia, nas comunidades açorianas e na Região, e promover a partilha de informações que potenciem um maior conhecimento das raízes de milhares de açor descendentes e a divulgação do arquipélago.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO