IROA, S.A fechou 2015 com redução de 50% de dívidas a fornecedores

0
8

O IROA, S.A, Instituto Regional de Ordenamento Agrário – empresa pública regional de capitais exclusivamente públicos – encerrou o exercício económico de 2015 com resultado líquido positivo na ordem dos 356 mil euros, e um resultado operacional positivo em 2,9 milhões de euros, valor estimado antes de gastos de financiamento, amortizações e impostos.

Relativamente ao ano de 2015, as contas da IROA S.A apresentavam um ativo no montante de 30 milhões de euros, um passivo de 11,1 milhões de euros e um capital próprio no valor de cerca de 19 milhões de euros.

Em comunicado à imprensa, o Instituto Regional do Ordenamento Agrário explica que os resultados positivos se devem à implementação de medidas impulsionadoras da eficiência dos serviços prestados através da otimização dos recursos existentes, sem descurar os objetivos primários da empresa, nomeadamente a promoção e desenvolvimento sustentado do setor agrícola dos Açores e a melhoria da competitividade da produção regional.

Segundo o comunicado, as contas da empresa pública enquadram-se na política transversal do Governo Regional dos Açores, direcionada para a existência de sustentabilidade financeira e equilíbrio orçamental sem prejuízo dos diversos agentes económicos.

A empresa regista uma redução de 50% de dívidas a fornecedores, no seguimento dos últimos exercícios económicos e, nos últimos três anos, registou uma redução de 85% da dívida comercial. Em relação à dívida financeira, a IROA registou um decréscimo de 5% em relação ao ano de 2014, com consequente redução de custos financeiros.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO