IRS Solidário – AHBVF integra Instituições elegíveis para 0,5% da consignação do IRS

0
69
TI

TI

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial (AHBVF) como pessoa coletiva de utilidade pública faz parte das Instituições elegíveis para receber os 0,5% da consignação do IRS.

Segundo a Lei n.º 16/2001, de 22 de junho, as instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública podem beneficiar de 0,5% do seu IRS aquando do preenchimento da declaração de rendimentos.
Esta lei regulamenta os atos de solidariedade através da consignação do imposto já liquidado pelo cidadão contribuinte, sendo esta doação um ato de responsabilidade social, que visa apoiar instituições e pessoas mais desfavorecidas.
Neste sentido, a AHBVF, como pessoa coletiva de utilidade pública, integra a campanha IRS Solidário e apela à população que lhes doe os seus 0,5%.
Para tal, basta colocar no QUADRO 11 do Modelo 3, Campo 1101 – Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública da sua Declaração de IRS o NIF da associação: 512 015 406.
A associação de bombeiros explica, numa nota enviada à imprensa, que “a consignação de IRS não tem qualquer custo para o contribuinte, já que consiste em desviar 0,5% do imposto que entraria nos cofres do Estado (e não 0,5% do que é devolvido ao contribuinte) para uma instituição à sua escolha, neste caso a AHBVF”, relembrando que “se não utilizar este recurso que a lei permite, será o Estado a ficar com essa quantia”.
No entanto, a AHBVF vai mais além e apela ainda que as pessoas doem “, 15% do IVA suportado em faturas de despesas de reparação e manutenção de automóveis e motociclos, restauração, alojamento, cabeleireiros, institutos de beleza, veterinários e passes sociais para utilização de transportes públicos coletivos”.
No caso de quer contribuir com ambos os apoios basta selecionar as opções “IRS” e “IVA”.
Recorde-se que os prazos de entrega do IRS de 2017 são de 1 de abril a 31 de maio de 2018.