João Ponte revela que exportação de próteas dos Açores cresceu 50% nos últimos três anos

0
39
blank
DR

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou, em Angra do Heroísmo, que a floricultura constitui um setor em franco desenvolvimento nos Açores, revelando que, nos últimos três anos, aumentou em 50% a exportação de flores para a Holanda e que, este ano, pela primeira vez, serão exportadas próteas para Miami, nos Estados Unidos da América.

“A produção de próteas este ano, muito provavelmente, vai atingir os 3,5 milhões de hastes, quando há cerca de três anos eram pouco mais de dois milhões”, referiu João Ponte, acrescentando que estes dados revelam que este é um setor muito interessante e apelativo para os produtores e para as cooperativas, porque está em causa uma produção que visa a exportação.

João Ponte falava quarta-feira no final de uma visita do Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, à Fruter, no segundo dia da visita do Executivo à ilha Terceira.

“Enquanto a horticultura e a fruticultura têm como principal objetivo substituir importações e garantir o abastecimento do mercado local, no caso da floricultura acontece o contrário, já que toda a produção é para exportar”, salientou João Ponte.

Para o Secretário Regional, a evolução positiva que o setor agrícola tem registado, designadamente na horticultura, fruticultura e floricultura, deve-se à aposta dos agricultores e ao trabalho que as cooperativas, como a Frutercoop – Cooperativa de Hortofruticultores da Ilha Terceira, têm desenvolvido ao nível da organização e valorização da produção.

João Ponte recordou que o Governo dos Açores criou no âmbito do POSEI uma ajuda específica para o acondicionamento de próteas, que contempla um apoio de cinco cêntimos por haste, sendo que a ajuda é paga com base na quantidade de hastes comercializadas, com calibre igual ou superior a 40 centímetros.

“Continuar a apostar na qualidade é essencial para posicionar as produções dos Açores de forma diferente nos mercados e isso é fundamentalmente necessário para melhorar o rendimento do setor e dos agricultores”, frisou o Secretário Regional.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!