Jornadas Parlamentares do PS no Faial debatem a importância do Mar dos Açores

0
32

 Nos próximos dias 16 e 17 de Janeiro, a ilha do Faial recebe as Jornadas Parlamentares do PS/Açores. Nestas jornadas estará em análise a importância do Mar para os Açores, nas suas variadas vertentes.

De acordo com o líder parlamentar dos socialistas na Assembleia Regional, estes dois dias servirão para “ouvir especialistas de várias áreas, na perspectiva de se aprofundar a nossa relação com o Mar, enquanto pilar fundamental para a viabilidade e desenvolvimento dos Açores”. Para Berto Messias, estas jornadas serão “uma oportunidade para a análise de políticas de desenvolvimento económico e social, numa abordagem múltipla em áreas como os portos, os transportes, as pescas, o turismo, o lazer, o ambiente, o emprego, os recursos inertes e as ciências do mar”.

“Julgamos que o Faial é o local natural para a realização de umas jornadas sobre este tema, até por ser a ilha que acolhe o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, uma instituição com conhecimento e experiência a nível internacional nestas áreas”, referiu o parlamentar.

As jornadas, que decorrerão no Hotel Faial, têm início na manhã de segunda-feira, com uma sessão de abertura onde intervirá o presidente do PS/Açores, Carlos César. De seguida, está agendado um painel sobre as pescas e actividades de lazer ligadas ao mar, onde marcarão presença Hélder Silva, director do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (DOP); José Fernandes, presidente da Federação das Pescas dos Açores e Marcelo Pamplona, subsecretário Regional das Pescas.

Durante a tarde de segunda-feira estará em análise a riqueza dos fundos marinhos, com intervenções de Telmo Morato, sócio da empresa Flying Sharks; Ana Colaço, investigadora do DOP e Álamo Meneses, secretário regional do Ambiente e do Mar. Para a tarde do primeiro dia das jornadas está ainda agendada uma visita às instalações do DOP.

Na manhã de terça-feira será debatida a importância dos transportes marítimos para o crescimento económico, num painel que contará com as participações do empresário armador Manuel Cristiano Simas e do deputado socialista Lizuarte Machado. Estas jornadas parlamentares encerram ao final da manhã, com intervenções de Berto Messias e Vasco Cordeiro. 

ACTIVIDADES DE LAZER LIGADAS AO MAR O tema dá mote a um dos painéis destas jornadas parlamentares

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!