José Amaral, Presidente da Junta de Freguesia dos Flamengos – “O Centro Comunitário é uma mais-valia para a freguesia”

0
62
José Amaral

A freguesia dos Flamengos situa-se no interior da ilha do Faial. Ocupa uma superfície total de 14,13 km² e regista atualmente 1 604 habitantes.
O povoamento do Vale dos Flamengos remonta à fundação da Horta e a sua designação deriva dos primeiros povoadores, os flamengos que ali se fixaram atraídos pelos terrenos férteis e abrigados pelo vale da ribeira.
Para além da Igreja, cuja padroeira é Nossa Senhora da Luz, é nesta freguesia que se encontra a Quinta de São Lourenço, um espaço privilegiado para a realização de Feiras e Exposições de Arte-sanato, Folclore e de Atividades Económicas, onde foi também criado o Jardim Botânico do Faial, que assinalou recentemente o seu 35.º aniversário.
Em termos de coletividades, destaque para a Sociedade Filarmónica Nova Artista Flamenguense e para a Tuna e Grupo Folclórico Juvenil dos Flamengos, onde mais tarde nasceu o Grupo de Cantares “Sons do Vale”. Importa ainda referir o Futebol Clube dos Flamengos.
José Amaral é presidente desta junta de freguesia há 4 anos. Ao Tribuna das Ilhas, destaca que o crescimento do Centro Comunitário do Divino Espírito Santo, nomeadamente a entrada em funcionamento do Centro de Dia e de Convívio, o aumento da capacidade da creche e consequentemente a criação de postos de trabalho, foi um dos projetos que mais impacto teve na freguesia nos últimos tempos.
Já a pandemia apresentou-se para o autarca como uma ameaça à sobrevivência das forças vivas da freguesia, uma vez que o confinamento veio agravar ainda mais a falta de disponibilidade e de interesse por parte da população.
José Amaral está satisfeito com a sua gestão autárquica e mostra-se disponível para uma recandidatura, para dar continuidade ao desenvolvimento da freguesia e às ideias e projetos que ainda tem para executar.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO